logo paraiba total
logo paraiba total

“Podemos afirmar que a Justiça Eleitoral paraibana é referência no País em tecnologia e modernidade”

28 de setembro de 2016

No próximo domingo, 02 de outubro, um total de 2.889.731 eleitores paraibanos estarão indo às urnas para escolherem seus novos representantes dos poderes Executivo e Legislativo municipais. Na ocasião, serão votados e eleitos os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores das 223 cidades do Estado, que irão atuar respectivamente, pelos próximos quatro anos, administrando e aplicando os recursos públicos locais e criando leis e fiscalizado o uso desses recursos e das ações desempenhadas em prol da população e dos municípios paraibanos.

Em conversa exclusiva com o Paraíba Total, o presidente do TRE-PB, o desembargador José Aurélio da Cruz, falou sobre a expectativa para realização do pleito e do comportamento do eleitorado no dia da votação.  

“O processo de apuração e totalização dos votos tem avançado muito a cada eleição. Desse modo, não havendo inesperados fatos e intercorrências, divulgaremos os nomes dos eleitos antes das 21h00 do dia das Eleições”, disse José Aurélio que também já atuou como juiz eleitoral em pleitos passados, nas comarcas de Taperoá, Queimadas, Conceição, Santa Rita, Campina Grande e João Pessoa, além de atuar no Juizado Especial Cível, na Vara dos Registros Públicos, na Vara Cível e no Tribunal do Júri, e como vice-presidente e corregedor do TRE-PB. 

Ao logo da conversa ele ainda destacou o perfil do eleitor paraibano e contou sobre os investimentos do tribunal para a ampliação do processo biométrico nos municípios, o que segundo ele tem levado a Paraíba como referência no País em tecnologia e modernidade.

Como se dará a atuação do TRE-PB nesse pleito eleitoral de 2016 na Paraíba? 

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba atuará tranquilamente, como sempre atuou, de acordo com os ditames da lei. Deliberações serão tomadas pela legalidade, esta é a maneira de se respeitar o pleito. O processo de apuração e totalização dos votos, que tem avançado muito a cada eleição, não deve haver inesperados fatos e nem intercorrências. Para isso, estamos precavidos. Renovamos o nosso parque de urnas eletrônicas com sotfware mais avançado, além de todas as urnas passarem por testes de exaustão para uma precisão e segurança na apuração. Divulgaremos os nomes dos eleitos antes das 21h do dia das eleições.

Qual o perfil do eleitor paraibano? É disciplinado ou impulsivo?

Ao meu ver, o povo paraibano é notadamente ordeiro, o eleitorado é caracterizado em sua maioria por mulheres com escolaridade superior, o que se conclui por ser bastante disciplinado. Neste pleito eleitoral de 2016, um total de 119 municípios já estão prontos para identificar o seu eleitorado com biometria, o correspondente a 42 zonas eleitorais, das 77 existentes, em todo o estado, distribuídas nos seus 223 municípios.

Qual o papel do TRE-PB e qual a sua missão? 

A nossa missão é de garantir os meios que assegurem à sociedade de plena manifestação de sua vontade. A Corte Eleitoral está composta pelos seguintes membros: na classe dos desembargadores estou eu e a desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, que é vice-presidente e corregedora; ainda compõem a Corte, dois juristas: Breno Wanderley César Segundo e Marcos Antônio Souto Maior Filho; dois juízes de direito: Antônio Carneiro de Paiva Júnior e Ricardo da Costa Freitas; e um juiz federal, que é o doutor Emiliano Zapata de Miranda Leitão. Nosso maior desafio consiste na manutenção de sermos referência nacional em procedimentos da tecnologia de informação. Para tanto, seguimos investindo na instituição e nos nossos servidores.

A Paraíba é referência neste sentido? 

Podemos afirmar que a Justiça Eleitoral paraibana é referência no País em tecnologia e modernidade. Pode-se destacar a atuação do TRE-PB no processo de cadastramento biométrico 2015/2016, que ocupou o primeiro lugar no ranking nacional, atingindo 100% do seu objetivo, com custos consideravelmente reduzidos. Outro fator relevante das atividades deste Regional foi o Processo Judicial Eletrônico (Pje), implantado em tempo recorde, com práticas estratégicas que são modelo para outros TREs.