logo paraiba total
logo paraiba total

“Pelos talks, as pessoas se sentem inspiradas, se questionam e acabam saindo do evento com vontade de agir”

21 de dezembro de 2016

João Pessoa sediou pela segunda vez, mais uma edição do TEDx, evento que reúne pessoas que buscam dividir as mais variadas ideias e experiências. Este ano, o encontro que teve como tema “Desimportâncias, o contrário das coisas”, aconteceu no último dia 7 de dezembro, no Centro Cultural Ariano Suassuna, no complexo do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em Jaguaribe, e reuniu cerca de 450 pessoas.

Em entrevista ao Paraíba Total, a coordenadora geral do TEDx, Geórgia Lima, avaliou a edição paraibana do encontro deste ano. “A gente já esperava que fosse maior que os eventos anteriores, mas tivemos lotação máxima e feedbacks maravilhosos do público”, disse ela que também é advogada, pesquisa a política migratória no mestrado em Direitos Humanos da UFPB e é voluntária do Núcleo da Fundação Estudar no Nordeste.

Geórgia acrescentou ainda sobre quem e o quê o evento busca atingir. “O público alvo que procuramos são pessoas que podem nos ajudar a espalhar essas grandes ideias, que estão abertas a saírem de suas zonas de conforto e pensarem fora da caixa e que são fazedoras, ou seja, aquelas que colocam a mão na massa e se engajam para mudar o mundo pra melhor, seja em qual área for”, complementou ela.

Veja mais detalhes da conversa.

Qual o seu balanço da segunda TEDX em João Pessoa? 

Sem dúvidas, superou as expectativas de todos os organizadores. A gente esperava que fosse maior que os eventos anteriores, mas tivemos lotação máxima e feedbacks maravilhosos do público.

Como surgiu a ideia de trazer o evento para cá?

O TED é uma organização sem fins lucrativos dedicada às ideias que merecem ser espalhadas. Nasceu em 1984 como uma conferência anual na Califórnia, Estados Unidos, e hoje possui múltiplas iniciativas que suportam sua missão. O TED possui duas conferências anuais, onde os maiores pensadores do mundo são convidados a falar por 18 minutos ou menos. Já teve entre seus palestrantes Bill Clinton, Paul Simon, Bill Gates, Bono Vox, Al Gore, Michelle Obama e Philippe Starck. O maior objetivo das palestras é inspirar os expectadores com histórias e experiências que podem mudar sua maneira de pensar. Com 4 ações, TED Conference, TED Talks, TED Prize e TEDx, a organização pretende transformar seu mote “ideias que merecem ser espalhadas” cada vez mais em realidade. No espírito das ideias que merecem ser espalhadas, o TED criou o programa chamado TEDx, uma série de eventos locais, e organizados de forma independente, através de uma licença, que reúnem pessoas para dividir uma experiência ao estilo TED. Em um TEDx, vídeos de TED Talks e palestras ao vivo são combinados para ascender uma discussão profunda e conexões entre os expectadores. O “x” do TEDx representa que este é um evento TED organizado de forma independente. Além de tratar assuntos globais, incorpora características específicas da realidade local. Já aconteceram quase 19.000 encontros em todo o mundo para ouvir, discutir e entender ideias. Essa é a missão do TEDx. Ele ocorre em várias cidades do Brasil, cerca de 60 eventos ocorreram esse ano, sendo o maior o TEDxSãoPaulo, para 5 mil pessoas no estádio do Allianz Parque.

Por que a capital paraibana foi escolhida  para acontecer o evento? 

Para obter a licença, precisamos responder um questionário que é avaliado pelo escritório do TED. Na nossa aplicação, alegamos que João Pessoa é uma cidade que cresceu em demografia, mas que na discussão das ideias ainda precisa crescer muito. Temos muitas pessoas boas por aqui, dispostas a gerar mudanças positivas, mas ainda não existia um evento como esse, que promove encontros periódicos para inspirar as pessoas. João Pessoa é uma cidade que parece gostar de se manter “escondida”, com cara de cidade pequena. Mas esse tempo já passou. Temos que nos preparar para estarmos alinhados com o crescimento e desenvolvimento global e o TEDx é um excelente canal para que isso ocorra de forma inteligente e sustentável.

Quais os principais objetivos?

O objetivo principal é dar voz e espaço para pessoas que desenvolvem projetos ou possuem ideias incríveis, mas que estão escondidos. Pelos talks, as pessoas se sentem inspiradas, se questionam e acabam saindo do evento com vontade de agir, de promover a mudança local, de melhorar sua vida e, consequentemente, a de sua região.

Qual foi o público alvo do encontro? Atingiu o número esperado de participantes esse ano?

O público alvo que procuramos são pessoas que podem nos ajudar a espalhar essas grandes ideias, que estão abertas a saírem de suas zonas de conforto e pensarem fora da caixa e que são fazedoras, ou seja, aquelas que colocam a mão na massa e se engajam para mudar o mundo pra melhor, seja em qual área for.

Quais os maiores desafios para realização do evento?

São diversos. Desde a obtenção da licença. Depois de adquirida, vem a dedicação de tempo para entender todas as regras do TED, engajar um time de voluntários a dedicarem um grande tempo a esse projeto, sem receber nada em troca, a curadoria dos palestrantes, que devem estar dentro das regras do TED também e um dos principais desafios é mostrar ao público e aos patrocinadores a importância do evento e o que ele promove, para que a gente consiga verba e público para assistir.

Já há data e local pré-definidos para realização da terceira edição aqui no Estado? Há pretensão da organização de realizar o TEDX para outras cidades paraibanas?

Na verdade, já fizemos três eventos – TEDxPortalDoSol, TEDxJoãoPessoaSalon e TEDxJoãoPessoa. Ainda temos a pretensão de realizar pelo menos mais um salon no início do ano que vem, mas ainda não há data definida. Para que ocorra em outras cidades, é preciso de pessoas do local se mobilizem para fazer. Algumas pessoas de Campina Grande, de Patos e Cajazeiras já demonstraram o interesse em levar paras suas cidades o evento.