logo paraiba total
logo paraiba total

“A ideia da marca é garantir a satisfação do consumidor, conforme sua pretensão de compra”

30 de dezembro de 2016

João Pessoa, recebeu no período de 15 a 17 deste mês de dezembro, o Feirão Volkswagen 2017, com condições ousadas para aquisição de veículos novos e seminovos. Durante o evento, realizado na avenida Ruy Carneiro, numa ação conjunta com as concessionárias Promac e Mais VW, foi lançado uma campanha de vendas para os modelos Amarok, Gol, Voyage, UP, Jetta e Golf, com bônus de até R$ 10 mil.

Na ocasião, em conversa exclusiva ao Paraíba Total, o responsável pelo setor de vendas e Marketing da Volkswagen, Anderson Santos, detalhou as estratégias da campanha. Até o dia 31 deste mês, os paraibanos vão poder adquirir um novo veículo com entrada de 30%, saldo em 36 meses e residual no final e com condição imperdível. Servidores públicos podem financiar até 100% do veículo.

Durante a entrevista, Anderson ainda destacou o perfil do consumidor paraibano em relação aos dos demais estados do Nordeste. Veja como foi a conversa na entrevista que segue:

Como está sendo a campanha de vendas na Paraíba?

Até o dia 31 deste mês, os paraibanos vão poder adquirir um novo veículo com condição imperdível de financiamento.Temos bônus de até R$ 10 mil em alguns dos nossos veículos como o Amarok, que também já tem uma adicional de bônus de R$ 7 mil, onde então somam-se 17 mil em bônus. Outro caso é o Golf que tem R$ 9 mil de bônus na versão de 1.6, entre outras novidades. Temos ainda a tabela sempre novo, onde o cliente dá 30% de entrada e financia o saldo restante em 36 meses, com uma taxa bem baixa, bastante atrativa, menor que a média do mercado e no final ainda manda e pode dar mais 30% equivalente ao valor da entrada, não corrigido. Na verdade tem muita coisa bacana que agente tenta recuperar do que foi pérfido no mês passado e tenho certeza que vai ser um sucesso. A ideia da marca é garantir a satisfação do consumidor, conforme sua pretensão de compra.

Como a marca se preparou para atender a demanda na Paraíba?

Nós temos uma novidade, que o publico já pode conhecer que é nova Amarok que foi recentemente lançada no salão do automóvel, o Gol e o Golf 1.0, o Gol Brack e o Gol Upgrade. E como aguardamos um público bastante alto e uma grande visitação nas nossas concessionárias locais, nós preparamos com um lote de aproximadamente 400 veículos que foram fechados com as nossas concessionárias, e dentre eles 200 são Gols, para assim também conseguirmos uma recuperação nessa reta final de vendas. 

Por que a Paraíba foi escolhida para realização desse evento diferenciado da marca?

Primeiramente, o porquê o paraibano merece. Segundo pelo trabalho que foi feito aqui pelos nossos concessionários, pela recuperação de mercado, nesse aspecto a Paraíba foi brilhante. No mês passado, tivemos um problema com relação aos emplacamentos e a indústria demonstra que nós queremos essa recuperação e o objetivo é fazer em um mês o que seria feito em dois meses.

Como vocês administraram esse problema de Gravame no Estado? E até que ponto prejudicou a marca?

Na verdade não prejudicou apenas Volkswagen, mas sim a todos os fabricantes do nosso mercado industrial. Então, a nossa preocupação principal é ter uma boa recuperação este mês, recuperando não só as perdas do mês de novembro, mas também de todo o ano de 2016, causados por outros fatores econômicos e de outros fatores que são amplamente divulgados na mídia.

Qual a participação da Paraíba no mercado regional da marca?

Nós tivemos uma grande recuperação de outubro para o mês de novembro. Nós crescemos quase 50% na nossa participação no nosso mercado. A empresa está atuando com agressividade e pretendemos também nos manter assim no ano de 2017.  E nossa participação na Paraíba é hoje de 12,5% no nosso mercado.

Houve uma queda de 40% no País, como afirmou o mercado?

Não. Veja só. No País outubro versos novembro houve foi um crescimento. E quando olhamos para a região Nordeste também houve um crescimento. E isso pode ser medido os emplacamentos da indústria nacional   que houve um crescimento entre outubro e novembro de 12%. Já quando se olha o varejo, em vendas corporativas vemos um crescimento de 11%. E quando pegamos a Paraíba somando indústria e varejo, vendas corporativas, vemos que teve uma queda de 33% nos emplacamentos e no varejo uma queda de aproximadamente 40%. E isso impacta o caixa das empresas e a economia. Logo, como essa campanha queremos incentivar os vendedores e ao público para virem às lojas. E a exemplo disso temos outras ações. O Banco Volkswagen por exemplo está subsidiando as taxas. E temos ainda um outro nicho que engloba os servidores públicos do Governo do Estado. Nós estamos com ma ação junto ao Banco do Brasil que garante o financiamento de até 100% do veículo novo para eles. Essa ação foi de grande sucesso em Teresina, no estado de Piauí, de setembro para outubro, em que houve um crescimento de 73% nos emplacamentos e um crescimento de 32,5% quando destacamos as vendas e a indústria voltadas para lá. Então aqui queremos repetir esse sucesso, pois entendemos que no momento de crise é que temos ver onde se tem oportunidade, se o publico quer comprar temos o papel de facilitar, dar condições diferenciadas, já que foram diminuídas as condições no mercado.  

Quais os veículos da marca mais adquiridos pelos paraibanos? 

Bom o Gol, o Fox e o UP são os que aqui no estado causam uma maior atrativo ao gosto do paraibano. E por isso é que no gol aqui também temos esse bônus, um desconto que é válido lembrar que não é para o Gol simples, e sim, para o Gol completo (quatro portas , com ar, direção, vidro e trava elétrica), por R$ 37.990 mil e ainda com a excelente condição de financiamento e para os demais a promoção sempre novo já explicada.

Como tem sido a procura do público feminino pelos veículos da marca nos últimos anos?

Bom, hoje a procura do público feminino é de 50%, ou seja, é igual ao do publico masculino. E esse fluxo tem se mantido nos últimos três anos. Apesar de sabermos que as mulheres têm avançado nos mais variados segmentos, ainda estamos empatados com elas nesse sentido.

No tocante ao consumidor paraibano, existe algum diferencial em relação aos demais consumidores do Nordeste?

Temos algumas particularidades sim. Pois, quando se vai à Teresina, por exemplo, o veículo de lá que mais tem emplacamentos é o Gol, que também é o nosso carro-chefe geral. E já aqui na Paraíba o volume de veículos Fox emplacados já ultrapassam o Gol. E outro detalhe aqui no Estado é que temos um bom volume de vendas da linha Premium, se comparado a outros estados na região, o que não acontece na mesma proporção nos demais. Na Paraíba vendemos muito o Golf, o Jetta e a  Amarok.