logo paraiba total
logo paraiba total

“Diferente dos demais estados, na Paraíba entregamos empreendimentos em áreas valorizadas da cidade pelo Minha Casa Minha Vida”

14 de junho de 2017

Passado o ápice da recessão econômica no país, vários segmentos brasileiros já começam a reagir para retomar bons espaços no mercados. O segmento da construção civil é dos que tem se animado e voltado a investir. Com atuação desde 2011 na Paraíba, a MRV Engenharia, maior construtora da América Latina, e presente há mais de duas décadas, em 140 cidades do Brasil, é um exemplo que vem ganhando novos espaços com suas linhas diferenciadas de produtos, pagamentos flexíveis, inovações e localização privilegiada de seus empreendimentos, e assim, realizando o sonho da casa própria de vários paraibanos. 

Na semana passada, a construtora realizou um evento em João Pessoa, para fortalecer a sua parceria junto a corretores e representantes de imobiliárias paraibanas e falar dos seus lançamentos no Estado. Na oportunidade, o Paraíba Total conversou com exclusividade com o Diretor comercial regional da MRV Engenharia, Yuri Chain, que falou sobre os diferenciais do mercado de imóveis paraibano e dos planos de negócios da empresa no Estado, já que segundo ele, a Paraíba é promissora e o momento é de retomada de investimentos.

“Na Paraíba conseguimos entregar empreendimentos localizados em áreas bem valorizadas e que podem ser adquiridos pelo Minha Casa Minha Vida, um diferencial que não existe em nenhum outro lugar do País”, destacou Yuri Chain, que construiu sua carreira na MRV Engenharia desde 1997, nas áreas comercial e financeira, agregando experiências de assistente a diretor, pelas regionais de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal. 

A MRV Engenharia conta hoje na Paraíba com cinco empreendimentos, em áreas bem localizadas de João Pessoa e Campina Grande: “Parque Jacumã”, “Jardim Bougainville”, “Jardim do Mar” e “Jardim América”, todos já prontos para morar. Além do “Spazio Jardins do Litoral”, empreendimento lançado no mês de abril e localizado na praia de Ponta de Campina, em Cabedelo, enquadrado ao Programa Minha Casa Minha. Veja como foi a entrevista.

Qual balanço sobre a atuação da MRV Engenharia no Nordeste?

A MRV entrou no Nordeste, quando fizemos nosso primeiro lançamento em Fortaleza, há quase 10 anos, mais precisamente em 2008. Naquela época, era um plano que hoje virou realidade, quando lá lançamos mais de 100 empreendimentos no Nordeste, onde muitos deles já tiveram suas obras concluídas e foram devidamente entregues aos clientes.

O que atraiu a empresa para a região?

Bom, há três, quatro anos, a região Nordeste era uma das regiões que mais crescia no País. Depois veio a crise nacional, mas que não afeitou tanto a região, a demanda para nós continuou muito grande.  Além do mais, contamos com o Programa Minha Casa Minha Vida, que é um programa de sucesso e que garante ao cliente condições muito acessíveis para a compra de imóveis e uma taxa de juros muito baixa e disponibilidade de recursos do Fundo de Garantia. Ao contrário dos segmentos, até do mercado imobiliário, que dependiam mais dos recursos da poupança e que foram afetados que o nosso.

A crise afetou muito a MRV Engenharia na região Nordeste?

Então, podemos dizer que nos últimos dois anos a nossa venda não cresceu como queríamos, mas em compensação também não caiu, ou seja, manteve-se num patamar, que consideramos que já foi uma vitória diante da realidade geral, diante das dificuldades do momento. Nesse período continuamos investindo, comprando áreas, aproveitamos as ofertas de áreas que com a crise se tornaram mais baratas e menos disputadas, e foram áreas boas, e que hoje estão nos proporcionado fazer ótimos lançamentos de novos imóveis a serem construídos, como por exemplo, o de Ponta de Campina, em Cabedelo, na Paraíba. Daí, aproveitamos a baixa concorrência para manter nossos volumes de vendas em regiões até mesmo aqui no Nordeste, em algumas cidades até conseguimos crescer em algumas cidades, a exemplo de Salvador-BA e Fortaleza-CE.

Quais os principais lançamentos na Paraíba?

Lançamos cinco empreendimentos, sendo quatro entre João Pessoa e Cabedelo e um em Campina Grande, isso a partir de 2012. Como aqui entramos quatro anos depois por isso, temos um volume menor lançado. Em áreas bem localizadas lançamos o “Parque Jacumã”, “Jardim Bougainville”, “Jardim do Mar” e “Jardim América”, todos já prontos para morar. Além do “Spazio Jardins do Litoral”, temos o empreendimento lançado no mês de abril e localizado na praia de Ponta de Campina, em Cabedelo- PB, que será entregue em outubro de 2019. E em breve iremos lançar outro na região do Altiplano/Quadra Mares, previsto para Agosto. E outros dois em Campina Grande. Todos eles inseridos no Programa Minha Casa Minha Vida e garantindo as melhores condições aos nossos clientes.  E para a Paraíba, a nossa aposta que por ser um mercado com pouca concorrência, pois quando as condições macroeconômicas melhorar, aqui volte a operar com mais forma.

Como a empresa tem acompanhado e se posicionado diante desse cenário que mudanças políticas que tem diretamente afetado a economia brasileira? 

Apesar dessa crise e instabilidade em que vive o país, não podemos desanimar e nos retrair, estamos otimista de que, apesar desse fato, a economia tem reagido e dados sinais de melhoras e em termos de clientes, crescimento de 1% no primeiro trimestre, depois de oito trimestres sem crescer, a inflação também reduziu e o desemprego que a curto prazo deve voltar a crescer e voltar a empregar. Até porque, comprar um imóvel, é sempre muitas vezes o investimento de uma vida e muitas pessoas são voltam a comprar quando tiverem certeza de que vão poder pagar, quitar o seu investimento. Desse modo, nós buscamos sempre passar para essas pessoas a melhoria, a reação positiva que vem tendo de volta a nossa economia, ou seja, essa é mensagem que tentamos passar para o nosso mercado.

Qual foi o objetivo maior do recente evento promovido pela MRV para os corretores do Estado?

Como o mercado havia dado uma retraída, muitos corretores deixaram o mercado, abandonaram a profissão e com isso, o mercado havia perdido um pouco de sua força. Então, perdemos um pouco do contato com as imobiliárias locais. Com isso, o evento veio para nos reaproximar e assim melhor atender os corretores autônomos e às imobiliárias. Contratamos uma pessoa para tratar diretamente disso, contratamos um EPI exclusivo, onde construtores e imobiliárias terão acesso à construtora. Sem falar da apresentação dos nossos lançamentos, já que eles são sempre o que mais motivam esse público. O chamado também foi porque vamos aumentar a bonificação dos corretores e imobiliárias dos atuais 3,4% para 5%, o valor da nossa comissão.

Existe algum diferencial no mercado paraibano diante dos demais estados da região?

Eu diria que aqui na Paraíba existe sim um diferencial, que não existe em nenhum outro lugar do País, a exemplo de que conseguimos entregar empreendimentos, que podem ser adquiridos pelo Minha Casa Minha Vida, e localizados em áreas nobres e bem valorizadas, como será o de Ponta de Campina, em Cabedelo – PB, há tão poucos metros da praia, e também o de Altiplano/Quadra Mares, em área repleta de condomínios de luxo em João Pessoa – PB.

Qual perfil do cliente que mais se destaca no Estado?

Na verdade, eu diria que o perfil do nosso cliente é bastante jovem, ou seja, de 20 a 35 anos de idade, pessoas que normalmente estão comprando o seu primeiro apartamento, e assim, nós estamos sempre procurando nos adequar às exigências desse público, que apesar de jovem, é também exigente.

Quais os incrementos da empresa para atrair clientes?

Atualmente, nós remodelamos a nossa linha de produtos, criando equipamentos para atender as pessoas que geralmente gostam de ficar muito em casa, seja por conta da segurança ou mesmo comodidade, e geralmente buscam imóveis com uma boa área de lazer, como quadras, alguns com quintal, circuito interno de câmeras de segurança. Também vamos criar um kit de conectividade, com wifi nas áreas comuns, além de tomadas com USB, e painéis de células de foto voltaicas, para gerar energia sustentável para os condomínios. Em breve todos terão esses incrementos.

Qual a renda média para se adquirir uma imóvel da MRV aqui na Paraíba?

Hoje, o cliente tendo uma renda familiar a partir de R$ 1.800,00, seja ela comprovada ou mesmo de autônomos, ele pode adquirir tranquilamente ótimos imóveis e financiá-los, pelos bancos parceiros.

Onde estão mais exatamente localizados os imóveis prontos para venda da empresa aqui no estado?

Em João Pessoa, estamos com imóveis ainda na Região do bairro do Geisel, com apartamentos prontos e poucas unidades, bem como em Quadra Mares, onde já lançamos, além da região dos bairros Ernani Sátiro e Cruz das Armas. E em Campina Grande, na região central do bairro da Liberdade.

A Paraíba tem atendido às expectativas da empresa? Já pretendem expandir para outras regiões do estado?

Sim. É tanto que estamos com vários empreendimentos programados para a Paraíba. Por ser um grande e belo Estado e que vemos como muito promissor. Contudo, ainda focamos em investimentos no Estado até a cidade de Campina Grande.