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“A Paraíba é um dos nossos mercados prioritários, onde aumentamos nossa participação de 14,4% para 30,5%, o que superou todas as nossas expectativas”

17 de julho de 2017

Bem consumido em qualquer estação do ano, seja puro
ou com gelo para esquentar no frio, ou em composições de drinks tropicais, o whisky
caiu no gosto dos brasileiros e hoje o Nordeste é a região onde
mais se consome a bebida no Brasil.  Na Paraíba, essa realidade não
é diferente. O Estado segue a média nacional de consumo da bebida, que é
de 2,7 doses por pessoa, principalmente nos finais de semana ou ocasiões
festivas.

Diante desse cenário
promissor, a marca do Teacher’s
Scotch Whisky, original da Escócia, vendido em 110 países e um dos mais
consumidos no Brasil, tem intensificados suas ações de
consolidação da marca na Paraíba, inclusive nos últimos eventos juninos ocorridos
nas principais cidades paraibanas.

Em conversa exclusiva ao Paraíba Total, a porta-voz e gerente de
Marketing de Teacher’s no Brasil, Paraguai e Uruguai, Sylvia Sarubbi Costa,
falou sobre os investimentos realizados este ano e sua expectativa de expansão da
bebida. “A Paraíba é um dos nossos mercados prioritários, onde aumentamos nossa participação de 14,4% para 30,5%,
o que superou todas as nossas expectativas”, disse Sylvia, acrescentando que o
novo posicionamento do Teacher’s é
estreitar os laços com os consumidores.

Sylvia lembrou ainda que, devido à sua
qualidade, recentemente, Teacher’s ganhou a medalha de bronze na categoria
Blended Whisky No Age, no prêmio World Whikies Awards 2017, em Londres. A marca
pertence à Beam Suntory e desde julho de 2015 é distribuída no Brasil pela
Bacardi. O objetivo da parceria entre as companhias é de fortalecer ainda mais
a liderança da marca Teacher’s no mercado brasileiro.

Confira os trechos da conversa:

Como a senhora iniciou sua atuação no segmento de bebidas?

Tenho larga experiência na área de
marketing, tendo trabalhado sete anos na TV Globo (Nordeste e São Paulo), três anos
no engarrafador Coca-cola Guararapes (cuidando de refrigerantes e sucos em
Pernambuco e Paraíba), três anos na Mondelez (cuidando das marcas de chocolate
Bis e Sonho de Valsa) e dois anos na Empresa de Turismo de Pernambuco, como diretora
de Comunicação e Marketing. Há sete meses entrei na Beam Suntory para trabalhar
especificamente com a marca Teacher’s no Brasil, Paraguai e Uruguai (com foco
na região Nordeste).

Como está o mercado de whisky na Paraíba? 

Estamos em plena expansão. Atualmente
temos a Paraíba como um dos nossos mercados prioritários e com maior destaque
em âmbito nacional. De acordo com pesquisa realizada pela agência AC Nielsen, a
cada 03 garrafas de whisky consumidas na Paraíba, uma delas é de Teacher’s.

Qual a representatividade da marca Teacher’s em números?

A Paraíba sempre foi um mercado
valorizado pela marca Teacher’s, mas sem dúvida ele é hoje um dos principais
mercado prioritários para a marca na região. Nosso investimento dobrou no
estado nos últimos meses e isso se reflete no ganho de participação de mercado
que conseguimos em tão pouco tempo, ainda segundo a Nielsen de Dezembro/Janeiro
até Abril/Maio deste ano aumentamos nossa participação de mercado de 14,4% para
30,5% dentro da categoria de whisky. Superou todas as nossas expectativas.

Quais
foram os investimentos da marca na Paraíba nos últimos anos?

Estamos com um investimento forte nas ações de on e
off trade, nas participação nos
melhores eventos e festas da região para que, desta forma, estejamos sempre em
contato direto com nosso consumidor. Também buscamos estreitar nossos laços com
os formadores de opinião do estado, apresentando-lhes o que há de melhor no que
se refere ao whisky mais consumido no Brasil. Visando estar cada vez mais próximo
do seu consumidor, Teacher’s Scotch Whisky apostou na presença marcante nos
festejos juninos de Patos, Solânea e Bananeiras. Por lá, a marca impactou aproximadamente 500 mil
pessoas durante o período junino. Nas festas, além de
visibilidade, o scotch também implantou o bar de Teacher’s – comercializando
doses e drinks internacionais.
Também investimos na mídia out of home em João Pessoa. Em Patos e Campina Grande, utilizamos os outdoors para reforçar a presença da
marca. Além disso, contamos com uma forte presença no ambiente digital
caracterizada pela estratégia direcionada onde impactava
diretamente o público que estava em regiões próximas aos eventos com presença
da marca. 

Qual a estratégia da marca para aumentar o consumo
do Teacher’s na Paraíba?

Nossa estratégia é pautada em presença
e consistência. Sendo o whisky mais vendido do Brasil, entendemos que
precisamos estar presentes de forma marcante no cotidiano do nosso consumidor
ao longo de todo o ano, otimizando todos os pontos de contato com nossos
clientes e adotando um discurso consistente, condizente com a nossa marca que
tem mais 180 anos de tradição.Para isso, estamos investimos
constantemente, nos mercados prioritários como a Paraíba, em ações de on e
off trade, na participação estratégica
em eventos, na comunicação com formadores de opinião, em campanhas de mídia,
experiências de marca e, principalmente, na apresentação da versatilidade de
consumo – com os drinks internacionais – e nas possibilidades de compra, com as
versões de Teacher’s Scotch Whisky de 250ml, 500ml, 1l e 1,5l, possibilidade
opções de compra conforme a necessidade.

Na sua
opinião o que de fato faz a bebida ser boa?

No inverno, por exemplo, o scotch cai bem puro ou
com gelo para esquentar. Já no verão, ele pode ser consumido através dos drinks
internacionais, que harmonizam perfeitamente o sabor das frutas e sucos
tropicais.

O maior público consumidor do Teacher’s no estado continua
sendo o masculino, ou o feminino tem crescido? Como anda os percentuais de consumo de cada um?

O maior público consumidor de Teacher’s
ainda é o masculino, conquistando o equivalente a 70% do consumo, contra 30% do
público feminino. No entanto, com o objetivo de expandir as opções de consumo e
aumentar o consumo entre as mulheres, a marca vem investindo nos drinks
internacionais – presentes em eventos patrocinados pelo scotch e em bares
selecionados na cidade.