logo paraiba total
logo paraiba total

“Precisamos que gestores e editores percebam que o turismo é a grande saída para o desenvolvimento de um destino”

2 de agosto de 2017

O Turismo é um segmento que, nos últimos anos, tem movimentado quase R$ 500 bilhões no Brasil e representado cerca de 10% do Produto Interno Bruto Nacional (PIB), segundo dados do Ministério do Turismo. Contudo, esses e muitos outros números positivos de setor no País, infelizmente ainda são pouco bem divulgados pela imprensa brasileira.

Contudo, desde os anos 50, tem se formado uma corrente de jornalistas especializados na área, que atuam em jornais, revistas, TVs, rádios ou em assessorias de imprensa de órgãos públicos ou empresas do setor, para divulgar de formar mais profissional e direcionada os assuntos que envolvem o Turismo e sobre como ele tem fomentado o desenvolvimento socioeconômico e cultural das mais variadas cidades e regiões brasileiras.

E para mostrar os gargalos e avanços da atuação desses profissionais no
mercado, o Paraíba Total conversou
com exclusividade com a paulista Miriam Petrone,
que é a primeira presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet),
entidade fundada desde 1957, no Rio de Janeiro, e que hoje conta com cerca de 350
profissionais, associados em 24 estados, nas suas 23 secionais e 1 comitê.

“Precisamos que gestores e editores percebam que o turismo é a grande saída para o desenvolvimento de um destino”, destacou Miriam Petrone.

Veja os trechos da conversa:

Fale-nos um pouco
da Abrajet, da missão e da importância da entidade para a sociedade?

Ela doi criada em 1957, portanto ela já faz 60 anos, pelo
um grupo de jornalistas que queriam ver o turismo contado de outra maneira. É
tanto que quando ela foi criada, podemos dizer que ela foi a precursora do
Ministério do Turismo, pois esses jornalistas deram uma forçada para que a
política dissesse algo que fosse mais um posicionamento para o Turismo. Então,
eles foram visionários.  E o nosso
estatuto é exclusivamente voltado para promoção e divulgação de um destino.
Logo a sua importância para a sociedade é muita, principalmente para o cidadão
que mora em uma região que tem o turismo como foco, para assim ter um bom
desenvolvimento. Pois, o turismo para nós corresponde ao desenvolvimento
cultural e econômico, e não tem como falar isso diferente.

Existe alguma
diferença ou alguma característica especial por a entidade ter hoje uma mulher
à frente de sua gestão?

Não sei se seria bem um diferencial, mas é válido lembrar
que eu sou a única mulher presidente em 57 anos, inclusive sou muito grata à
Paraíba, pois foi em João Pessoa que ocorreu a eleição em que foi eleita a
primeira mulher nacional a presidir a Abrajet, que era e que tinha uma tradição
de homens à sua frente. E tenho feito a minha parte! Não sou feminista, não
gosto nem desse termo. Sou sim idealista, e a mulher idealista atua bem
diferente do homem, pois ela coloca não somente a razão, mas também a emoção
que muitas vezes ajuda e muito nas decisões a serem tomadas. Dessa forma é que
criamos vários diferenciais e assim temos levado para nossas várias seccionais,
onde hoje temos mais de 23 seccionais e ainda um comitê, por 24 estados
brasileiros.

Retomamos nossas feiras internacionais, onde fazemos hoje
a ABTL de Portugal e retomamos o Fórum Hibro Americano Perudista de Turismo,
como 9 países representados. E nele comecei como vice-presidente e hoje eu sou
a presidente desse fórum.

Diante das demais seccionais,
como você tem visto a representação da Abrajet Paraíba?

Ela está em um ranking muito acima da nossa média
nacional. A Messina Palmeira tem feito um trabalho muito bom, ela está com
ações pontuais, como o projeto da Praia Limpa, levando essa boa ação não só
para as áreas de praias, mas também para outras localidades no tocante a
limpeza e urbanização. E eu creio que a Abrajet Paraíba tem potencial para
fazer muita coisa boa daqui pra frente e até servir de espelho e apoio para as
demais seccionais.

Existem muitas
revistas, sites e blogs especializados em turismo. Mas, no geral você acha que
a imprensa tem dado um espaço favorável para o turismo ou ainda é um gargalo?

Ainda é pouco sim. Temos isso como um gargalo sim, para
expandir, pois principalmente os gestores e editores perceberem que o turismo é
a grande saída para um destino, para um estado para uma região sair até da
linha de miséria, se fomos falar das áreas dos sertões. Pois, todo produto
turístico pode ser transformado em algo maravilho e se pode vender, e isso
vemos pois ainda temos realmente poucas editorias de turismos nos veículos.

Para tanto, estamos lutando por um projeto chamado Academia
Abrajet, onde nos pretendemos formar jornalistas para entenderem melhor o
turismo e assim poder fazer a divulgação de forma mais consciente e elevada.

Como de fato representa
o perfil do jornalista de turismo?

Bom. De forma estatutária, a Abrajet só pode receber
jornalistas que estejam em seccionais, pois a nossa nacional não possui associados.
Os nossos associados são os das seccionais. E as seccionais só podem receber se
ele escrever sobre turismo pelo menos durante o um ano de forma continua, que
isso seja apresentado, comprovado. Isso para que de repente por falta de
objetividade e conhecimento, não se venha fazer o que muitos colunistas sociais
fazem. Não que eu seja contra os colunistas sociais! Pois, o jornalista de
turismo não vai só avaliar o serviço, a gastronomia, etc., ele tem a obrigação
de dizer a localização, o serviço e seus detalhes, e tudo de uma forma bem mais
segmentada, englobando ainda os demais equipamentos turísticos que tiveram ao
redor do que esteja sendo divulgado por ele. Para que isso, nossos especialistas
sabem como se colocar, onde se colocar e o que fazer depois de colocado. Pois,
se trata de um jornalismo direcionado e feito com projetos.

Para tanto a Abrajet tem capacitado e esperamos fazer
mais isso através da academia que terá cursos online e de 40 horas no máximo e garantir
certificação. Já estamos correndo junto ao Ministério do Turismo e Sebrae para ter
a chancela deles nesse sentido.

Como está o prêmio
da entidade , poderá ser reativado?

Bom, como o daqui já foi reativado, inclusive tenho
acompanhado as demais seccionais para que as mesmas assim façam, pois para isso
elas têm nosso total incentivo.

Algo mais acrescentar
sobre a sua gestão aos leitores do Paraíba Total?

Sim. Gostaria de lembrar que temos nosso grande
compromisso anual, que é fazer o nosso congresso, que é a oportunidade dos estados
estarem congregando e levando no mesmo local durante quatro dias, mais de 100
jornalistas em média. E desde já gostaria de convidar aos jornalista paraibanos
do setor, a participarem do nosso XXXIV Congresso Nacional da Abrajet que
acontecerá, na cidade de Aracaju-SE, entre os dias 15 a 19  do próximo mês de Agosto. Além dos conhecimentos
para nossos participantes, será uma oportunidade de mídia espontânea de mais R$
5 milhões em parcerias com esses jornalistas. Todas as informações sobre inscrições
e valores podem ser conferidas no site do congresso pelo http://abrajetnacional.com.br/noticia/1228/2017-07-07/xxxiv-%E2%80%93-congresso-nacional-da-abrajet.