logo paraiba total
logo paraiba total

“Acredito muito que com conhecimento pleno do seu negócio a mulher empreendedora verdadeiramente se empodera”

3 de dezembro de 2018

Nova presidente do Fórum das Mulheres de Negócios conta sobre a nova gestão, suas experiências profissionais e o segredo para um negócio de sucesso. Melca Farias é empresária, atua no comércio interior há nove anos é CEO da F3 Import Export, uma Trade Company (empresa que atua como intermediária entre empresas fabricantes e compradoras). Ela foi eleita presidente do Fórum das Mulheres de Negócios.

 A escolha da presidente se deu por voto entre as associadas do Fórum. A associação tem por objetivo unir e reunir mulheres empresárias, empreendedoras e profissionais liberais, para agregar valor aos negócios, meio-ambiente e sociedade e fomentar o empreendedorismo de forma sustentável.

Um dos projetos da nova gestão é programa de módulos voltados para a capacitação empresarial. Outro projeto é o de expansão em núcleos do FMN, como Campina Grande que a gestão anterior já iniciou e que irá dar seguimento em outros municípios, Estados e Países.

Em entrevista a seguir, Melca fala sobre o papel da presidente do Fórum, sua identificação com o empreendedorismo e o segredo para abrir um negócio de sucesso.

Qual papel a presidente do Fórum deve desempenhar no cargo de direção?

Cumprir e fazer cumprir o Estatuto e o Regimento Interno do FMN, presidir assembleias e reuniões, elaborar plano estratégico e orçamentário, representar o Fórum junto às Instituições Governamentais em todos os âmbitos e também em eventos dentro e fora do país.

Qual sua expectativa para quando assumir a presidência do Fórum?

Expectativa de muito trabalho para montar um planejamento em que todas as nossas associadas sintam que faz sentido estar participando de uma associação que fomenta o seu negócio de forma séria e profissional, ajudando a empresária a repensar e melhorar suas práticas profissionais através de capacitações e treinamentos na área, com o apoio do Sebrae e Instituições Parceiras. Acredito muito que com conhecimento pleno do seu negócio a mulher empreendedora verdadeiramente se empodera.

O que te fez pensar em trabalhar como empreendedora?

Eu sempre me vi pensando em fazer algo, eu gosto de saber que o meu trabalho está movimentando a economia, lembro da emoção que senti quando vi um container pela primeira vez e fiquei imaginando todo o trajeto que fez, atravessou o oceano para vir entregar uma mercadoria que iria realizar o sonho de uma pessoa, mas que também iria gerar emprego e renda para algumas famílias. Esse movimento do mercado do negócio e motiva, fazer a “roda girar”!

Qual o segredo para se destacar com o seu próprio negócio?

O segredo é Conhecimento. O empresário (a) precisa conhecer seu negócio/produto para poder se destacar. Estamos vivendo numa época de muita facilidade no conhecimento, temos a nossa disposição a internet para nos informar sobre qualquer assunto. Mas a pessoa que detém o conhecimento profundo sobre o assunto se destaca, se torna Especialista e isso agrega valor, gera confiança!

Que dica você daria a nova mente empreendedora, o que fazer antes de abrir o próprio negócio?

Antes de abrir qualquer que seja o negócio é primordial a capacitação e o planejamento. Não se deve abrir um negócio por impulso, (não estou falando de perder oportunidade) mas de abrir um negócio porque deu certo para meu amigo vai dar certo para mim, não funciona assim. Seu amigo pode ser especialista no assunto e você não. Portanto voltamos para o Conhecimento que está diretamente ligado à capacitação no negócio que deseja abrir. Conhecer o negócio e o mercado que se quer atingir já é um bom início!