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Jones Siqueira

“Branding é um universo de possibilidades e ações alinhadas ao posicionamento, aos propósito e aos valores da empresa”

Jones Siqueira, diretor da Neopop Imaginária, comenta o processo que envolve desde a concepção da marca até ações cotidianas de Marketing

Despertar sensações, criar conexões e desenvolver a imagem positiva da empresa perante seus públicos. É desta forma que o branding torna uma marca mais popular, visível, forte e consolidada por meio de um conjunto de ações estratégicas que devem estar sempre alinhadas a missão da empresa.

De acordo com Jones Siqueira, diretor da Neopop Imaginária, uma das mais criativas e eficientes agências na área de branding e negócios do mercado paraibano, a gestão de marcas é uma atividade multidisciplinar. “Para construir uma imagem corporativa é necessário unir profissionais de várias áreas como marketing, design, publicidade, relações públicas e jornalistas”, conta o profissional.

Jones Siqueira é designer, diretor de arte e ilustrador. Atuou entre São Paulo e Dublin para empresas como SESC-SP, Metrô de São Paulo, ONU, Tourism Ireland, Bord Gáis Energy, entre outras. Atualmente está à frente da Neopop, onde aplica o design como ferramenta de negócios, ajudando empresas a estreitarem a distância entre estratégia e criatividade. 

A Neopop Imaginária fica localizada no HUB 360, espaço colaborativo e inovador, localizado à Rua Bananeiras, 361/ 103 - Manaíra, João Pessoa. 

Confira a conversa:

Como a gestão de marcas influencia positivamente nos negócios?

O branding é uma ferramenta estratégica de negócio. É por meio dele que unificamos todos os pontos de contato da marca e geramos percepção de valor. Isso é importante porque a forma como uma empresa, produto ou serviço são percebidos pelo público tem grande impacto na performance do negócio. A gestão de marcas está sempre buscando alinhar os desejos consumidor com os propósitos da empresa.

Quais são as novas tendências de branding para alavancar uma marca?

Percebo que estamos vivendo um momento onde as marcas precisam estar presentes no mundo real. Por isso vimos recentemente marcas como Trident, Budweiser, Doritos e AXE investindo em ações de ativação de marca em grandes eventos como o Lollapalooza. É uma tendência que busca criar uma interação real e gerar uma memória afetiva com o público. Acredito que intervenções no mundo real são uma oportunidade para as marcas se encontrarem face a face com o seu público e criarem experiências marcantes que devem ser lembradas no momento da decisão de compra.

Como são feitas as etapas para gerenciar uma marca?

Na Neopop, nós dividimos a consultoria de branding em três frentes. Iniciamos com a análise e definição em uma imersão no negócio do cliente e definimos uma estratégia que corrobora com a visão do negócio. Em seguida, é necessário imaginar e projetar. É a fase onde o design é rei. Em um processo de experimentação e ideação, é possível criar linguagens e experiências para materializar a estratégia e tornar a marca tangível. O resultado são diretrizes de design que norteiam a próxima etapa. Na fase de finalização, a comunicação se fortalece para ser implementada.É neste momento que o projeto ganha alcance. É comum empresas pularem logo para essa etapa, sem antes definirem uma linguagem ou um posicionamento claro para o público, o que acaba diminuindo a performance. A implementação é, muitas vezes, negligenciada pelas empresas, porém, uma execução bem feita honra todo o trabalho feito anteriormente e gera resultados mais expressivos.


Redação Paraíba Total
Kamyla Mesquita



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