logo paraiba total
logo paraiba total

“As mulheres têm superado cada vez mais as dificuldades e encontrado seu lugar no mercado de trabalho”

17 de maio de 2019

No próximo dia 22 de maio, o público feminino empreendedor de João Pessoa vivenciará a primeira edição do evento Connect: Mulheres que Decidem, que acontece no MAG Shopping, em uma realização da Seiva Consultoria e Coaching e da Rede Mulheres que Decidem. As inscrições já podem ser realizadas no link http://bit.ly/MulheresQueDecidemConnectJoãoPessoa e o investimento é de R$19 + 1KG de alimento não perecível, que serão doados à instituições de apoio à mulher na Paraíba.

Líder da Rede em João Pessoa e uma das palestrantes do evento com a temática “Empreendedorismo de Resultados”, Joana Paula Silva é graduada em administração de empresas e pós-graduada em Logística Estratégica e Sistemas de Transportes pela UFMG, além de coach licenciada pela Line Coaching e MBA em Logística e Supply Chain pela FGV. Na entrevista que segue, a profissional analisa os desafios da mulher moderna no ramo empresarial, e relata o propósio maior da Rede Mulheres que Decidem em incentivar Mulheres a serem protagonistas de suas próprias histórias, descontruindo preconceitos e descobrindo potenciais e aptidões para o mundo dos negócios.

1O que é o projeto Mulheres que decidem? Qual seu propósito e DNA?

É uma rede de incentivo ao empreendedorismo feminino e empoderamento econômico das mulheres. Acreditamos que o empreendedorismo feminino contribui de forma eficaz para a equidade de gênero e também para o desenvolvimento socioeconômico do país. Nossa missão é incentivar, apoiar e capacitar cada vez um número maior de mulheres a empreenderem os seus sonhos e a tornarem os seus negócios rentáveis.

Fazemos isso fortalecendo a sororidade feminina, ou seja, a aliança, a irmandade entre as mulheres empreendedoras, buscando o seu desenvolvimento pessoal e empresarial com encontros presenciais – as nossas células femininas RMQD, webinários e aulas em nosso grupo do facebook, eventos e uma metodologia exclusiva que passa por uma melhoria contínua há 5 anos. Nossos valores são: conexão, resultados, geração de negócios e respeito às pessoas, contribuição, melhoria contínua e sororidade.

2) Qual o objetivo do lançamento da Rede na Paraíba?

A expectativa do desenvolvimento da Rede Mulheres que Decidem em João Pessoa é colocar em prática nossa missão de fortalecer a sororidade feminina, ou seja, a irmandade entre as mulheres empreendedoras, inspirando, incentivando e apoiando cada uma a se desenvolver não só individualmente, mas como um grupo para que todas consigam crescer como mulher, como empresária e também como sociedade.

3) Quais os benefícios de ser uma “mulher que decide”?

A mulher se fortalece, se engrandece, faz negócios, se desenvolve, aprimora sua capacidade de liderança, aprende com outras mulheres, aprende nossa metodologia, dá um pouco de si a esse mundo, e tudo isso de forma a praticar a sororidade feminina.

4) Quais os maiores desafios da mulher no mercado de trabalho?

Nosso maior desafio é a equidade de gênero no mercado de trabalho. Tenho presenciado a inserção, cada vez mais crescente, da mulher no mercado de trabalho, porém ainda são muitas as desigualdades existentes na sociedade brasileira. Como por exemplo, a desigualdade salarial em diversos cargos e as recorrentes dificuldades encontradas pelas trabalhadoras no acesso a cargos de chefia e quando esses cargos são ocupados por mulheres a dificuldade de equiparação salarial com homens que ocupam os mesmos cargos.

Mesmo as mulheres já tendo provado que podem também ser boas motoristas, mecânicas, engenheiras, advogadas, sem ficar atrás de nenhum homem, uma vez que provaram que são perfeitamente capazes de cuidar de si, da casa, dos filhos e de conquistar aquilo que desejam, algumas empresas não aceitam mulheres ocupando cargos mais elevados na hierarquia (gerente e diretora).

5) Quais avanços das mulheres podem ser identificados em relação a esse poder de decisão?

É inquestionável a presença e importância das mulheres no mercado de trabalho. Elas possuem força de trabalho e ampla representatividade, que contribui diretamente para o crescimento do país. Por mais que existam muitos paradigmas a serem quebrados e padrões a serem rompidos, as mulheres, cada dia mais, tem superado as dificuldades e encontrado seu lugar no mercado de trabalho. Um outro avanço é o aumento de mulheres que estão empreendendo em diversos ramos, mostrando que são capazes também de comandarem seu próprio negócio.

—