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“A nossa missão é inovar para proporcionar uma experiência única aos visitantes e fomentar ainda mais o cenário turístico na Paraíba e no Brasil”

17 de setembro de 2019

Considerado um dos principais eventos do turismo nacional, o JPA
Travel Market chega à 9ª edição como sendo o maior festival do turismo do Brasil. Em entrevista exclusiva ao Paraíba Total, Breno Mesquita, um
dos diretores do evento, comenta a importância da iniciativa para o cenário turístico e adianta as novidades para esta edição. 

Este ano, o JPA Travel Marketing contará com 240 estandes e mais de quatro mil profissionais do turismo de todo o País, além de destinos internacionais. O evento acontece nos dias 18 e 19 de outubro, no Centro de Convenções, em João Pessoa.

Confira na íntegra: 

Como surgiu o JPA Travel Market?

O evento surgiu a partir de um workshop da Classe A Operadora, realizado
em 2010, contando com a presença de 60 expositores e 200 agentes e operadores
de viagens visitantes, vindos dos estados de PE, PB e RN.

O JPA Travel Market já é consolidado e reconhecido um dos maiores
eventos B2B do turismo no Brasil. Quais os desafios até chegar na 9ª edição?

Os desafios foram muitos. Entre eles, consolidar o evento,
principalmente por acontecer em uma capital nordestina sem tanta tradição
turística, com pouca oferta de voos. Ao longo dos anos o trabalho foi árduo
também para aumentar o número de caravanas de agentes de viagens e atrair
grandes marcas para serem expositoras, como a GOL e a Best Western, por exemplo. 

O evento reúne profissionais de turismo do mundo todo. Como esta
iniciativa contribui para fomentar o turismo na Paraíba e no Brasil?

Graças ao JPA Travel Market, durante dois dias do ano, João Pessoa é a
capital do turismo nacional. Os olhos do trade estão voltados para as novidades
apresentadas durante o evento. Além disso, a economia local é movimentada, a
rede hoteleira é aquecida. Toda a cadeia do turismo, inclusive B2B, é
alcançada.

O que mudou no evento ao longo de suas edições?

O evento se profissionalizou. Recebemos capacitações internacionais, cônsules e diretores de grandes empresas do segmento prestigiam o evento. O
número de visitantes e expositores cresceu a ponto de recebermos 3,5 mil
profissionais do turismo e mais de 230 estandes na última edição. 

Quais são as expectativas para a 9ª edição do evento e as novidades para
este ano?

Internacionalização, esta é a palavra da vez. A cada
edição, recebemos mais empresas e capacitações internacionais. Este ano, o evento contará com uma grande área dos Estados Unidos. Os visitantes poderão conferir ainda um espaço luxo,
assinado pela Teresa Perez Tours, uma grande empresa desse segmento no turismo.
Além disso, receberemos um número maior de cias aéreas, muitas delas vindas
pela primeira vez.

O número de caravanas também aumentou, vamos receber mais agentes e
operadores de viagens do país inteiro, graças a parceria com a GOL, que
triplicou a quantidade de AD90.

Quantas empresas vão participar?

Nesta edição, contaremos com 240 estandes.

Qual número de profissionais que irão circular nos dois dias de
festival?

A perspectiva para esta edição é que circulem pelos corredores do JPA
Travel Market aproximadamente 4 mil profissionais do turismo.