logo paraiba total
logo paraiba total

“Precisamos tratar da economia criativa nos municípios onde são desenvolvidos planos locais e verificar o potencial criativo das cidades”

1 de outubro de 2019

Despertar a criatividade nos negócios e nas cidades. Esse foi o objetivo da a palestra com o tema: “Cidades criativas criam oportunidades, atraem investimentos e geram desenvolvimento com inclusão”, ministrada durante a Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos (FINCC 2019). 

O debatedor foi Jorge Edson Garcia, que é coordenador-geral de Empreendedorismo e Inovação da Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cidadania. Ele ressaltou o potencial da economia criativa nos municípios e  foi ouvido por empreendedores, expositores e estudiosos nacionais e internacionais para debater sobre o tema.

Na palestra e na entrevista que segue, ele destacou o potencial de João Pessoa como ‘Cidade Criativa’, anunciada pela Unesco por artesanato e arte popular. 

Qual a importância de se  discutir criatividade nas cidades?

Precisamos tratar da economia criativa nos municípios onde são desenvolvidos planos locais e verificar o potencial criativo das cidades. Eles são capazes de gerar inclusão social, econômica e transformação. Isso é importante porque você cria alternativas de desenvolvimento, que são, além de inclusivas socialmente, são ambientalmente responsáveis. 

O que mais chamou sua atenção na  Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos 2019?

A Feira, substancialmente dividida em mostra de produtos artesanais atrações musicais, palestras e oficinas, conta com muita qualidade. Mas o que me chama mais atenção são as palestras, pela sua diversidade. Com cinco a seis palestras por dia, em quatro dias e evento, palestrantes de várias partes do Brasil e do mundo, com experiências muito ricas para quem é gestor público, empreendedor, artista,  ou para quem quer estar iniciando nesses setores. Isso é muito importante, e é uma oportunidade rara de reunir no mesmo espaço, tanta gente boa, com tanta história e experiência para compartilhar. 

Qual significado da participação da secretaria no evento?

Essa feira tem um significado muito grande, porque além disso, trouxe a experiência do compartilhamento. E a Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cidadania, a qual estou hoje fazendo parte, sente-se muito honrada em participar do evento, atendendo ao convite do Sebrae Paraíba e estar junto com pessoas da mais alta qualidade.