Linguagem
Tiago Costa

“Empreender exige coragem, dedicação e uma enorme capacidade de gestão de onde investir o seu tempo primeiro”

Co-fundador do HUB 360 fala sobre o primeiro ano do empreendimento

Foto: cacio murilo
Um espaço colaborativo voltado para inovação e empreendedorismo, que instiga a criatividade e oferece soluções em educação e tecnologia. Assim é o HUB 360, em João Pessoa, que recentemente celebrou um ano de funcionamento completamente engajado no que compõe o ecossistema empreendedor paraibano. Acreditando viver em um mundo de mudanças rápidas e constantes, para os fundadores do HUB 360, inovação é tecnologia são os responsáveis por moldar novos negócios. Conhecido por possuir uma série de diferenciais e vantagens, em pouco tempo, o espaço já se tornou lugar de destaque na capital paraibana. Em comemoração ao primeiro aniversário, Tiago Costa, co-fundador do HUB 360, falou um pouco sobre a importância desse marco, sua visão de mercado e os desafios em empreender na entrevista que segue.

O HUB 360 está comemorando seu primeiro aniversário.  Quais os principais pontos a celebrar?

Hoje somos citados pela ABStartups como ambiente de desenvolvimento de ecossistema e de cursos de tecnologia e alto impacto para empreendedores. Dentro do HUB, temos hoje 9 offices com empresas que atuam no ecossistema local. De construtoras a escritórios de criação e empresas de tecnologia, promovemos um espaço único na cidade que permite o desenvolvimento de ideias e uma infraestrutura 100% pensada para o desenvolvimento de network e criação e das empresas e dos coworkers.

Como ilustrações e cases, tivemos no nosso primeiro ano a World Elétrica e ADLabs, ambas empresas listadas entre as startups promissoras da Paraíba pela ABStartups. Outro ponto importante foi a criação do HUB360 Postal, planos de Endereço Fiscal e Escritório Virtual com facilidades de abertura de empresas, através de um processo sem burocracias e com preços transparentes. Dezenas de empreendedores que conseguiram tirar suas ideias do papel e dar vida ao seu negócio estão hoje contribuindo com o mercado Paraibano.

Com os cursos de tecnologia, tivemos mais de 1200 pessoas e 50 turmas de treinamentos dentro do HUB. Cursos na área de gestão, marketing digital, construção civil, mercado financeiro e outras áreas. Um destaque maior para os cursos vinculados a empresa de tecnologia Autodesk, com os cursos de Construção Civil, que hoje formaram mais de 700 alunos nas novas tecnologias para o mercado da Construção Civil

No que você acha que o HUB 360 contribui para o desenvolvimento do ecossistema empreendedor local?

Ainda temos que desenvolver nossa cultura para nos adaptarmos melhor a esses modelos, seja com o intercâmbio de informações com outros mercados, em especial o Americano, berço dos espaços colaborativos e das gigantes UBER e Airbnb, seja também no mercado local e a nível Brasil. A troca de informações e de experiências, em especial entre negócios de áreas distintas abre possibilidade para enxergamos que ainda tem muito espaço e que o desenvolvimento destes mercados está apenas começando.

Como você vê o mercado com as novas formas de modelo de negócios (compartilhados, disruptivos e tecnológicos)?

Vejo com grande otimismo, especialmente por saber que estamos sendo um expoente em João Pessoa para o desenvolvimento de negócios cada vez mais colaborativos. Um ponto importante que devemos observar dentro desse modelo e que muitos empresários, em especial os mais abertos a novas tecnologias, é que o mercado colaborativo chega com tendências e modelos que colocam os modelos mais tradicionais a prova. E essa mudança é algo que vai desde de coworkings, que são espaços, a academias de curso, construtoras e outros tipos de empreendimento. É evidente que estamos avançando, mas em meio a tantos avanços e novas formas de trabalho, é importante entendermos que o dinamismo é alto e que para se manter no mercado é necessário se reinventar constantemente.

Na sua opinião, quais os maiores desafios do jovem empreendedor?

Como jovem empreendedor a primeira consideração que eu faço sobre dificuldades é a descrença natural. Ainda vivemos em uma sociedade onde o critério de idade é utilizado por muitos para balizar e aferir habilidades e capacidades de cada um e claro, no início, até você provar o seu valor e suas conquistas, isso termina sendo uma barreira. No meu caso especificamente, aconteceu isso diversas vezes, em especial quando as ideias acabavam indo de confronte com os modelos tradicionais, o que exige muita força de vontade, convicção e ainda mais embasamento sobre as ideias para você seguir em frente

Um outro ponto desafiador é a falta de conhecimento em formações que a universidade normalmente não possui, como conhecimentos em marketing, administração, gestão de negócios, vendas, jurídicos, entre outros, que vão sendo essenciais para o desenvolvimento da empresa e, para isso, é necessário correr atrás de conhecimentos para preencher essas lacunas. Isso exige coragem, dedicação e uma enorme capacidade de gestão de onde investir o seu tempo primeiro. Para isso, meu conselho para quem estiver começando, olhe quem são as referências, quem realmente produz resultados e esteja junto dessas pessoas que podem te auxiliar nessa trajetória

No que o HUB 360 se diferencia no mercado em que ele atua?

Como dizem muitos dos nossos clientes, somos um espaço inspirador, com um alto padrão de qualidade e um excelente custo benefício. Essas palavras refletem muito dos nossos valores e do que nos diferencia: o alto padrão de qualidade, desde a infraestrutura, ao atendimento, a eficiência nos processos e ao conjunto de parceiros que temos na área de tecnologia, como Autodesk, Adobe e Microsoft.


Redação Paraiba Total



Outras Entrevistas