logo paraiba total
logo paraiba total

“Ao longo de duas décadas de história, o maior desafio do Interactivo foi aumentar o padrão de qualidade da escola ao longo do seu crescimento”

12 de março de 2020

Um sonho a partir de três irmãos empreendedores e com desejo de contribuir com o desenvolvimento humano  e educacional da Paraíba. Com uma história de 20 anos, o Colégio e Curso Interactivo celebra números importantes. O Interactivo conta com mais de 300 profissionais, entre professores, funcionários, tutores, auxiliares de classe, psicólogos, auxiliares de coordenação, coordenadores, supervisores e diretores. Há seis anos, fechou uma parceria com o Colégio Etapa, de São Paulo, segundo lugar geral do Brasil no Enem e primeiro em medicina na USP. Por meio dessa parceria, o Interactivo utiliza o mesmo material didático do colégio paulistano, considerado um dos melhores do país – o Sistema Etapa.

Tenho muito orgulho dos nossos colaboradores. Eu sei o quanto eles se dedicam e têm paixão por essa escola, nunca nos negaram apoio quando precisamos. Trabalhamos em um ambiente acolhedor, onde todos são felizes. Nossa equipe transparece essa harmonia – o que, com certeza, é repassado para os nossos alunos”, orgulha-se Rodrigo Vasconcelos, diretor pedagógico do Interactivo.

Abaixo, uma entrevista com ele, sobre a história e os desafios da escola ao longo das duas décadas. 

Conte-nos um  pouco  sobre a história do Interactivo?

O Interactivo surgiu em 2001, a partir do sonho de três irmãos de construir um modelo de escola inovadora e interativa. Após a fase inicial da primeira unidade, no Centro de João Pessoa, foi aberto um cursinho pré-vestibular, que nos deu a excelência em preparação para o Enem. Com essa unidade já consolidada, inauguramos a segunda, no bairro Cristo Redentor. Nessa unidade, tivemos resultados significativos desde o primeiro ano. Depois, foi só uma questão de tempo e de oportunidade para que fosse inaugurada a terceira unidade, desta vez, no Bessa. Todas as dificuldades que enfrentamos serviram de impulso para chegar aonde chegamos, e isso nos deixa bastante orgulhosos.

Quais foram os principais prêmios e conquistas da escola?

Nós recebemos o Prêmio Empresa Brasileira de 2017, do Latin American Quality Institute, em São Paulo. Essa premiação nacional condecora a escola por sua qualidade e seu modelo de referência na região. Posteriormente, fomos convidados para o Painel de Educação, um congresso de diretores de escolas privadas de todo o Brasil, para contar o nosso case de sucesso, também em São Paulo. Mais de 400 diretores foram conhecer o nosso modelo de excelência. Ficamos lisonjeados por sermos os únicos representantes do Nordeste. Recebemos ainda o Prêmio Top of Mind como a terceira escola mais lembrada de João Pessoa, em 2016. As primeiras tinham bem mais de duas décadas de existência, enquanto tínhamos apenas 17 anos. Mesmo assim, alcançamos essa colocação.

Quais foram as maiores realizações na estrutura e no setor pedagógico da escola?

A adoção do Sistema Etapa nos proporcionou ótimos resultados, como o crescimento dos alunos, segundo o Exame Nacional de Absorção do Conteúdo (Enac); a participação em olimpíadas nacionais do conhecimento; e os primeiros lugares em vestibulares de medicina. O crescimento e a organização da equipe também merecem destaque. Como somos inquietos e sempre aceitamos desafios, refizemos a nossa identidade corporativa e encontramos o DNA da escola, a nossa missão, visão e valores, em 2018. Já em 2019, consolidamos o trabalho que vinha sendo feito.

Quais foram os maiores desafios encontrados na direção pedagógica da escola? Como foram enfrentados?

O maior desafio foi aumentar o padrão de qualidade da escola ao longo do seu crescimento. Além de criar um modelo único, que deve acontecer por igual nas três unidades. Essa sistematização foi a nossa maior dificuldade e, também, o início da adoção do Sistema Etapa, porque fizemos toda a transição de uma só vez.

Qual é o seu maior orgulho em relação ao Interactivo?

Tenho muito orgulho dos nossos colaboradores. Eu sei o quanto eles se dedicam e têm paixão por essa escola, nunca nos negaram apoio quando precisamos. Trabalhamos em um ambiente acolhedor, onde todos são felizes. Nossa equipe transparece essa harmonia – o que, com certeza, é repassado para os nossos alunos. A equipe de direção da escola é muito coesa, competente e unida. Aqui, não temos ninguém maior do que ninguém, todos são importantes para o processo pedagógico acontecer. Eu sou muito orgulhoso do que temos.

Que mensagem o senhor deixa para os seus alunos, pais e funcionários?

Que todos saibam que a nossa escola sempre buscará a excelência em seus compromissos e que toda mudança é para o bem do processo de aprendizagem. Ao aluno, digo que o vemos não como número, mas como pessoa; ao pai, que contamos com ele como parceiro, e não como um cliente. Desejo que tenhamos uma longa caminhada pela frente, unidos. Eles podem contar sempre conosco, estaremos sempre dispostos a ajudar. Sonhamos em formar grandes profissionais, mas o mais importante é que eles saiam daqui grandes seres humanos.