logo paraiba total
logo paraiba total

“O mercado imobiliário é mais estável a longo prazo, gera retorno de renda e segurança financeira e de moradia, tão importantes na vida das pessoas”

1 de junho de 2020

O setor imobiliário teve seus altos e baixos nos últimos cinco anos e iniciou 2020 com uma grande expectativa: taxa Selic mais baixa da história do Brasil, demanda reprimida, crédito facilitado e a certeza de que investir em imóveis é sempre seguro diante das crises. Com o surgimento da pandemia, ocasionada pela Covid-19, o mercado imobiliário se tornou um ponto de atenção. Se de um lado, existe a insegurança de grandes investimentos, por outro, este pode ser o   momento ideal para aqueles que possuem renda e podem investir. 

Para o empresário, é preciso analisar de forma macro o setor da construção civil e ter certeza que é um mercado protegido, favorável e seguro mesmo diante da pandemia. Em entrevista, Allison Delmas Nunes,  sócio diretor da Construtora Massai e vice-presidente de RP do Sinduscon-JP, falou sobre as mudanças no mercado imobiliário, investimento em imóveis, publico investidor e facilitações oferecidas pela Massai. Confira trechos da conversa.

O que mudou no mercado imobiliário com a pandemia do novo coronavírus?

No meu ponto de vista estamos passando por uma aceleração na mudança do nosso mindset em virtude da necessidade de ajustes para atender ao nosso novo comportamento . Posso destacar como exemplo:  necessidade de maior digitalização dos processos e simplificação de acesso à informação, ou seja, tudo fácil, simples, intuitivo e na palma da mão; Sabemos que o mercado imobiliário trabalha com a característica de venda complexa, mas ficou evidente que para esse novo momento, precisamos pensar em torno da relação com o cliente, a apresentação do produto e todo o processo de negociação para torná-lo mais simples, com menos burocracia e totalmente digital ; a tecnologia com todas as suas ferramentas já estava disponível antes da pandemia, mas vejo que esse novo momento está fazendo com que as empresas deem mais atenção ao grande potencial que a TI pode agregar ao negócio para tornar as empresas mais rápidas no acesso à informação, na comunicação , na automação dos processos, no marketing e nas vendas . 

Com essas mudanças, qual perfil de cliente está querendo/podendo investir no momento?

Temos dois tipos de clientes que estão aproveitando esse momento. Temos aqueles que já estão inseridos no mundo digital e que já possuem o hábito de pesquisar e comprar produtos de consumo diário por meio das redes digitais e sociais e temos o cliente comprador ou investidor que percebeu o quanto o mercado imobiliário é seguro para se investir e muito estável a longo prazo. Muitos clientes estão entendendo que esse momento é o melhor momento para realizar seu sonho de moradia, as empresas estão com apetite em vender e as linhas de crédito estão flexível e com as menores taxas da história . 

Seja para moradia ou rentabilidade, o investimento em imóveis está mais seguro neste cenário de pandemia? Qual motivo?

A compra ou o investimento no mercado Imobiliário com assessoria profissional sempre foi e continua sendo a opção de investimento e compra mais segura. Percebe-se que investimentos nos mercados de capital com altos retorno de curto prazo, apresentam muito risco e perdas também de curto prazo . O mercado Imobiliário também passa por sua turbulências, mas são mais estáveis a longo prazo e geram retorno de renda e valorização mais sustentáveis para a segurança financeira e de moradia tão importantes na vida das pessoas . 

Na Massai, quais as condições exclusivas para quem deseja comprar um imóvel? Neste período, como é possível fazer o investimento?

Estamos atualmente muito focados no desafio das metas de venda e nos sentimos ainda mais desafiados e motivados a fazer negócio em momentos turbulentos como o que estamos vivendo . Portanto, estamos como nunca estivemos,  flexibilizando e procurando viabilizar ao máximo as proposta apresentadas nesse período. Nesse período os clientes que possuem reserva financeira  para pagamento à vista estão com certeza aproveitando os melhores e maiores descontos, e por outro lado, atualmente os clientes que não possuem estão aproveitando linhas de financiamento de até 100% do valor do imóvel, com os menores juros da história do mercado e com prazos de carência para início de pagamento nunca antes visto .