Linguagem
Fabiano Vidal

“O principal desafio da atividade do turismo hoje é, sem dúvida, a retomada pós-pandemia de Covid-19”

Presidente da Abrajet Paraíba, fala sobre sua posse recente, expectativas e desafios de novo mandato

Foto: divulgação
Durante a pandemia, o turismo sofreu muitos impactos, como consequência do adiamento e cancelamento de viagens, ocasionado pelo isolamento social. Em João Pessoa, por exemplo a permissão para o banho de mar aconteceu apenas na última sexta-feira (24), bem como a autorização para passeios e visitações à pontos turísticos, seguindo novas normas de higiene e segurança. Em meio a esse cenário, aconteceu no mesmo dia, a posse da nova diretoria da Abrajet seccional Paraíba, no Hotel Nord Class Luxo, na orla de Tambaú, em João Pessoa. Nela, foram empossados Fabiano Vidal como presidente, Teresa Duarte como vice-presidente, Rosa Aguiar como secretária geral e Messina Palmeira como tesoureira.

Em entrevista para o Paraíba Total, Fabiano Vidal, presidente da entidade, Turismólogo, Jornalista de Turismo, Especialista em Marketing e Publicidade, Mestre em Ciências das Religiões e Doutor em Ciência da Informação, falou sobre o trabalho dos jornalistas, o turismo local e suas expectativas e desafios nessa nova gestão. Confira na íntegra:

Qual a expectativa da sua gestão como presidente da Abrajet PB?

As melhores, pois a Abrajet PB possui associados comprometidos com a causa do turismo, que sempre estão debatendo ideias para o desenvolvimento e melhorias do setor, sem esquecer que o turismo é uma atividade de grande impacto socioeconômico e que deve ser pensado de forma sustentável e equilibrada.

Quais os principais desafios?

O principal desafio da atividade do turismo hoje é, sem dúvida, a retomada pós-pandemia de Covid-19. A Abrajet PB está atenta a essa questão e dará sua contribuição nesse sentido. Também vejo como um desafio, a criação de uma consciência turística, demonstrando à sociedade que o Turismo deve ser uma prioridade, assim como a Educação e a Saúde, pois é uma atividade que envolve vários setores da economia, criando empregos diretos e indiretos, aumentando a arrecadação de impostos e a melhoria e o avanço da qualidade de vida da população. Infelizmente muitos ainda veem o turismo apenas como lazer, e por isso não dão ao setor a importância que ele merece. Criar essa consciência turística, a meu ver, é de fundamental importância para que o setor avance e tenha o reconhecimento necessário.

Da gestão passada, o que será continuado e o que você pensa em avançar?

Messina Palmeira realizou um grande trabalho à frente da Abrajet. Iniciativas como o Limpa Praia, o Troféu Waldemar Duarte e a Comenda Wills Leal, e parcerias com outras associações do trade turístico como ocorreu recentemente com a instalação da placa da Ponta do Seixas serão continuadas. Acredito que a Abrajet-PB, por ser uma associação cuja atuação é fundamentalmente voltada para o apoio da promoção turística da Paraíba, pode avançar nesse sentido.

Como é sua visão sobre o trabalho dos jornalistas de turismo, de forma geral?

Fundamental. Geralmente o jornalista de turismo é visto apenas como aquela pessoa que vai promover o destino turístico, mas seu papel também é o de mostrar os problemas e gargalos existentes, o que de certa forma, nos coloca no papel de mediadores das reivindicações do trade turístico ao poder público, que também será cobrado pela sociedade como um todo.

Com a pandemia, o setor foi bastante afetado. Como você acha que a Abrajet pode contribuir para alavancar o turismo na Paraíba?

A pandemia de Covid-19 foi altamente prejudicial para a atividade turística, que levará no mínimo três anos para voltar aos índices de 2019. No primeiro momento pós-pandemia, o turismo doméstico será fundamental na retomada do setor, então vejo que, como jornalistas especializados em turismo, poderemos contribuir na promoção do próprio destino Paraíba, estimulando o turismo interno, fortalecendo a economia dos municípios e ajudando a manter os empregos diretos e indiretos gerados pelo setor.

Algo mais a acrescentar?

A Abrajet PB agradece o espaço concedido neste portal e está à disposição de todo o trade turístico para o progresso do setor. Unidos venceremos.


Redação
Paraíba Total



Outras Entrevistas