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“Temos um cenário otimista e uma demanda muito aquecida para o mercado imobiliário no Nordeste”

16 de julho de 2021

O mercado imobiliário está em constante mudança e
para manter-se no topo é preciso estar atento as demandas de mercado. Investir
em novos tipos de empreendimentos, gerar renda para o estado e pensar em
maneiras de alcançar um público maior são algumas das necessidades enfrentadas
pelas empresas do ramo. E para trazer ainda mais desafios a pandemia surgiu
como forma de mostrar a potência do segmento e a capacidade do mercado de se reinventar.

Em entrevista para o Paraíba Total, o Responsável pelo planejamento
estratégico, gestão de projetos, relacionamento com o mercado, controle financeiro, gestão de
pessoas e liderança de grandes equipes, Alessandro
Almeida, diretor comercial regional MRV desde 2017, falou sobre o
mercado imobiliário, a empresa e suas ações, as novidades e as adaptações para
a pandemia. Confira:

Em uma visão geral, como o setor imobiliário tem se comportado nestes últimos seis meses de pandemia? Houve alguma
particularidade no Nordeste em 
relação a procura e tipo de imóvel?

Nesse primeiro semestre deste ano a gente sentiu
já uma retomada da 
economia, com crescimento de vendas e também de
faturamento. Aqui no 
Nordeste, a MRV fecha o primeiro semestre com
vendas 10% acima e aumento de 
12% no faturamento, na comparação com o mesmo
período de 2020.

Eu sinto que o mercado está mais ativo no Nordeste,
com várias construtoras 
colocando produtos no mercado. Esses lançamentos
são reflexo das taxas de 
juros mais baixas e novas fontes de financiamento.
E embora o emprego e a 
renda ainda estejam ainda apertados, o déficit
habitacional é alto, o 
consumidor acaba sendo influenciado pelos cenários
de taxas e benefícios 
mais atrativos que estão sendo oferecidos. Então
temos um cenário otimista 
e uma demanda muito aquecida no Nordeste.

Do lado da indústria, a MRV vem olhando bastante
para a diversificação de 
imóveis. A gente acaba de lançar a linha Class na
Paraíba, uma linha que 
traz muitos benefícios para o nosso cliente, com
muitos diferenciais, 
excelente localização e muita inovação, sendo o
principal deles a energia 
fotovoltaica.

A MRV tem se destacado com ações institucionais
inovadoras e se 
comunicado de forma próxima com os clientes e
colaboradores, principalmente 
também nos últimos meses. De que forma a empresa privilegia o 
relacionamento com seus públicos?

A MRV tem dado bastante ênfase em relação às
questões de ESG – ambiental, social e governança. Tudo isso muito alinhado aos
valores de inovação, reforçando nosso posicionamento como uma
construtech. Uma empresa que tem uma visão mais atenta às inovações, para que
nossos clientes usufruam dos benefícios da digitalização em todas as suas
relações.

Dentro dessa visão, temos uma preocupação muito
grande com relação aos nossos parceiros e fornecedores. Por isso, todos
nossos fornecedores são contratados com base em critérios socioambientais.
Temos também uma preocupação enorme em relação à geração de energia
renovável.

Com relação ao social, a MRV está envolvida em
vários projetos de responsabilidade social e quando a gente olha para
o nosso cliente, nossa principal causa são os produtos do programa Casa
Verde Amarelo, onde o cliente pode realizar seu sonho de maneira bem
adequada, garantindo aos brasileiros o acesso a casa de qualidade,
melhorando todo o ecossistema das famílias: saúde, educação, lazer, entres outros.

Em relação à governança, a MRV faz tudo com muita
integridade, ética e transparência, dentro do nosso propósito de
estarmos construindo sonhos que transformam o mundo.

A MRV fechou 2020 com um crescimento de mais de
45% nas vendas na 
Paraíba se comparado a 2019. O quanto nosso estado
representa para hoje a 
MRV, como mercado consumidor e investimentos?

O ano passado foi muito desafiador, com o advento
da pandemia, que pegou todo mundo de surpresa. Por outro lado, a MRV já
vinha desenvolvendo uma tecnologia de atendimento online, por onde nosso
cliente pode ter acesso a compra e, se ele quiser, pode fazer todo processo
de adquirir seu imóvel de maneira digital, sem precisar ir no terreno. A MRV
fornece todos os canais com uma integração muito forte com a nossa força
de vendas.

Tudo isso está alinhado aos nossos pilares
estratégicos, sempre a favor do cliente, para que ele tenha a melhor experiência
na sua jornada de compra.

Uma vez que a gente impacta o lado racional do
cliente, com informações e segurança para realizar o negócio, a gente também
quer atingir o emocional do cliente, com experiências positivas e
garantindo uma relação tech entre o cliente e a MRV.

Quanto a representatividade da Paraíba dentro da
MRV, esta é uma operação extremamente importante para a gente, por isso
mesmo temos um planejamento bem estruturado aqui no estado. Já temos este ano
um fluxo de lançamentos com mais de 1.000 unidades. E, no próximo ano, já
temos na nossa esteira de lançamentos mais quatro empreendimentos. Essa é
uma praça que a gente trata com muito carinho, trazendo novas linhas de
produtos, novas tecnologias e gerando desenvolvimento para o Estado.

O senhor reuniu a imprensa para apresentar um
grande projeto, o Reserva 
Areia Vermelha. Conte-nos um pouco sobre ele e nos
diga a expectativa de 
lançamento e aceitação. E o Reserva Almagre? Como
será e qual a expectativa?

Quando a MRV idealizou esses projetos, a gente
quis integrar uma nova linha de produtos às belezas naturais da Praia de Ponta
de Campina, em Cabedelo.

Então, trazemos com exclusividade a linha Class,
com apartamentos de 1 quarto a 2 quartos com suíte e varanda, com uma
planta muito bem ajustada, lazer completo, inovações tecnológicas, coworking,
energia fotovoltaica, piscina, unidades com vista para o mar.

E a nossa expectativa também é muito grande. Esses
empreendimentos vão transformar a nossa marca dentro do mercado da
Paraíba. São 864 unidades, que devem gerar um faturamento de mais de R$ 260
milhões, onde parte desses valores serão distribuídos à força de vendas, em
forma de comissionamento, com cerca de R$ 11 milhões.

Além disso, a gente fez um investimento na região,
na ordem de R$ 3 milhões, em forma de benfeitorias. As obras foram
iniciadas no mês de novembro de 2020 e foram realizadas numa via com
cerca de 800 metros de extensão. O projeto inclui drenagem e instalação
de uma rede de esgotos na via, com ativação da rede de tratamento e
posterior pavimentação, levando saneamento básico à região e facilitando o acesso
e o tráfego de moradores, motoristas e pedestres que passam pelo local
diariamente.

Por fim, a gente fecha este ciclo positivo
promovendo mais de mil empregos totais, 400 diretos e 600 indiretos, trabalhando
nesses projetos.

Tudo isso ativa a economia e beneficia toda a
região de João Pessoa e Cabedelo. E estamos com muito apetite para investir
e desenvolver esta região.

A empresa sempre aposta nos feirões para as vendas
dos imóveis. O que a 
pandemia mudou para esses eventos?

Durante toda a pandemia as pessoas ficaram mais
reclusas, mas, por outro lado, com muito acesso à informação online. Então,
a MRV nesses últimos 16 meses foi extremamente assertiva na utilização dos
canais online, principalmente dentro das nossas plataformas. Hoje
o cliente consegue se relacionar com a marca de forma muito lúdica,
realizar simulações e fazer todo esse fluxo da compra acontecer.

Nós aumentamos bastante a nossa prospecção de
clientes online, com muita interação dos consumidores do Nordeste. Para se
ter uma ideia, hoje quase 25% das prospecções em todo país são de clientes
da região. E dentro do Nordeste, a Paraíba representa cerca de 10% deste
volume. E a gente trabalha para crescer ainda mais.

Os canais online são um caminho sem volta. Vamos
continuar a promover feirões online, mas, com o aumento da vacinação,
acredito que devemos voltar a ter o contato presencial com os clientes
e uma conexão maior unindo o online e o presencial. Assim a gente
consolida nosso papel omnichannel, impactando nossos clientes e tornando
viável o sonho da casa própria.

Algo mais a acrescentar?

O nosso maior desafio é contribuir para diminuir o
déficit habitacional no Brasil. Então temos um dever de realizar os sonhos
da população da Paraíba com esses novos projetos lançados. Sonhos que
queremos atender com essa diversificação de negócios, colocando sempre o
cliente no centro das nossas ações, mantendo nossa equipe preparada para
atender da melhor forma possível.