logo paraiba total
logo paraiba total

Mostra fotográfica “Un Regard Além D’aqui”

7 de fevereiro de 2017

Os turistas e moradores de João Pessoa já podem incluir na sua programação de Carnaval um passeio pela Europa, África e América do Sul, tudo isso em um único lugar: Fundação Casa de José Américo, na orla do Cabo Branco. Quem conduz essa viagem para lugares, às vezes remotos e às vezes corriqueiros, é o fotógrafo André Lins. O paraíbano que vive na França há quase uma década volta a sua terra natal para apresentar entre os dias 21 de Fevereiro e 06 de Março o seu olhar – tradução do francês de Regard –sobre as paisagens da Paraíba e d’Além.

A exposição fotográfica “Un Regard Além D’aqui” é o caminho inverso do fotógrafo André Lins, que saiu da Paraíba, para viver e estudar na França em 2007. A compilação de dez anos de fotografia e vivências emigrantes convida a uma digressão expressiva entre a natureza e o urbano dos lugares por onde andou. Ora priorizando a imensidão de cadeias de montanhas dos Andes, Alpes dos ou ainda das Ilhas Maurício, ora realçando os detalhes de uma vegetação ou traço arquitectónico de Granada, Berlin ou Belgrado. André Lins procura encontrar o equilíbrio entre o encantamento das vastidões e a simetria da realidade, promovendo um transporte, quase que hipnótico, para o lugar no momento que foi registrado.

“Un Regard Além D’aqui” conta com o apoio institucional da Aliança Francesa de Lyon e de João Pessoa e do Consulado Honorário do Brasil na França. A Fundação Casa de José Américo é a primeira escala das obras que em seguida partem para a cidade de Lyon na França. “Poder começar essa exposição nessa cidade que tanto representa para mim e no país onde dei meus primeiros passos na fotografia é além de uma grande responsabilidade uma imensa alegria” comentou o fotógrafo.

Filho de artista plástica e engenheiro agrónomo, André descobriu na fotografia a oportunidade de unir seus dois fascínios: arte e natureza. Sua paixão pela fotografia nasceu no Brasil, mas amadureceu na França, onde obteve o diploma superior de fotografia e participou de exposições coletivas e individual, sendo a última na cidade de Charolles na Borgonha em Agosto de 2016. Além desses dois países (ou Além D’aqui), o viajante nato por prazer e por profissão, já que também é formado em Turismo pela UFPB, é especializado em fotografia de paisagem. A viagem, ou melhor a visita à exposição é gratuita e acontece de segunda à sexta das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30. A Vernissage acontece no dia 21 de Fevereiro às 18h. Bem-vindos à bordo!

Serviço

Exposição fotográfica “Un Regard Além D’aqui”

Local: Fundação Casa de José Américo – Av. Cabo Branco, 3336 – João Pessoa.

Período/Data: 21 de Fevereiro à 06 de Março de 2017

Horários: Segunda à Sexta das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30.

Vernissage: 21 de Fevereiro às 18h

Entrada gratuita