logo paraiba total
logo paraiba total

Escritor carioca lança livro de contos nesta quarta-feira em João Pessoa

19 de novembro de 2012

-livro

Uma esposa entediada, um porteiro traído, um policial frustrado. Histórias fictícias de personagens da vida real são retratadas com drama e ironia em “Cenas do Rio Cenas do Brasil” (Editora Grafset, 147 páginas), do escritor Thomaz Viana. Aos 27 anos, carioca, Thomaz escolheu o conto para apresentar sua obra de estreia, que tem como inspiração a realidade cotidiana não apenas da sociedade do Rio de Janeiro, mas o ser humano de uma forma particular e universal. “São 15 histórias que poderiam se passar em qualquer lugar, em situações diversas, comuns, e que trazem uma linguagem acessível para todo tipo de leitor”, explicou Thomaz.
O livro, aliás, foi escrito e produzido em João Pessoa, e traz como organizador o doutor em Letras, professor Neroaldo Pontes, que assina a edição e o prefácio. “A obra ficou muito bonita, bem escrita, e agradará o leitor mais exigente. Respeitamos o estilo da condução dos contos do autor, que se saiu muito bem neste difícil gênero literário”, comentou Neroaldo.
Grande admirador da literatura russa, em “Cenas do Rio Cenas do Brasil”, Thomaz direciona sua veia criativa para uma percepção crítica e humanista em suas histórias, inspiradas também na estética e na temática de Anton Tchecov. “Procurei escrever contos em estilo fotografia, sem o roteiro padrão de princípio, meio e fim. Tchecov revolucionou o conto, com personagens comuns e diálogos de grande intensidade psicológica, que reforçam a tensão dos temas”, argumentou Thomaz, que também capturou elementos da literatura rodriguiana para elaborar desfechos trágicos e surpreendentes na maioria dos textos.
A capa e todos os contos de “Cenas do Rio Cenas do Brasil” ainda brindam o leitor com ilustrações do artista plástico paraibano Flávio Tavares, que utilizou o bico de pena para acompanhar a narrativa fluida do livro. “Produzi os desenhos em nanquim, que considerei a técnica mais apropriada para fazer a interface entre o traço e o texto, que é solto”, detalhou Flávio.
“Cenas do Rio Cenas do Brasil” será lançado em João Pessoa na próxima quarta-feira (21), às 19h, no Zarinha Centro de Cultural, e tem apoio cultural da Editora Grafset e da TV Cabo Branco, Jornal da Paraíba e G1 Paraíba.