logo paraiba total
logo paraiba total

Pagamento do IPTU em Campina Grande poderá ser parcelado

14 de janeiro de 2013

O pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Campina Grande poderá ser dividido em até 10 prestações, de acordo o valor total a ser pago pelo contribuinte. A informação foi repassada pelo secretário executivo de Finanças, Joab Pacheco de Oliveira. Os carnês para pagamento da tarifa devem começar a ser emitidos no início do próximo mês. A estimativa é que sejam emitidos mais de 140 mil carnês.
Segundo Joab, os contribuintes terão várias opções de pagamento com desconto. O pagamento em cota única terá 25% de desconto para quem tiver em dia com o imposto e de 20% para os inadimplentes. Os que optarem pelo parcelamento não terão direito ao desconto. A Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG) espera reduzir a inadimplência do pagamento do IPTU.
De acordo com informações da Secretaria de Finanças, a prefeitura municipal vive com uma realidade de falta de pagamento do imposto que chega a 67% de inadimplência. “No ano passado, foi lançada a cobrança de R$ 27 milhões, mas só foi arrecadado R$ 9 milhões”, disse Joab Pacheco. Para tentar minimizar este problema, a prefeitura programa realizar uma atualização cadastral dos imóveis da cidade, com o objetivo de revisar o valor venal dos mesmos e aumentar a arrecadação da referida tarifa.
“Mas nenhuma medida será adotada para este ano. Agora, todo o sistema funcionará como vinha sendo realizado, utilizando as mesmas bases. Para o próximo ano vamos avaliar uma reformulação neste sistema, para corrigir distorções e torná-lo mais eficiente”, destacou o secretário executivo.
A última atualização cadastral de imóveis em Campina Grande foi feita em 2010. À época, houve casos em que o contribuinte teve um acréscimo de até 500% no valor a ser pago pelo imposto.