Passagem da Coluna Prestes pela Paraíba é destaque na revista Leituras da História
26/06/2013 | 20h01minA reportagem de Vessoni narra os passos da Coluna Prestes entre os dias 5 e 11 de fevereiro de 1926. Diz o texto: “Eles passaram apressados pela região, militares da Coluna com o objetivo de conscientizar a população brasileira contra a política imposta pelos governadores da República Velha”. O repórter informa que os militares percorreram 18 municípios do interior paraibano em uma travessia de 330 km.
O repórter chama atenção para o fato de que a Paraíba, diferente de outros Estados, ainda faz questão de lembrar aqueles anos e tem se esforçado em colocar em prática um projeto de turismo cultural. Existe a proposta de criar a ‘Trilha da Coluna Prestes’, através de uma parceria entre órgãos públicos como as prefeituras do Sertão.
A frente estão a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), que é o órgão estadual de divulgação do Turismo, Projeto Cooperar e Chico Jó, um fervoroso morador local, que ajudou a desenhar as primeiras linhas do projeto que recria a rota feita pela coluna em território paraibano. “Essa rota é importante para a Paraíba por conta de sua dimensão histórica”, enfatiza o jornalista. “A Coluna Prestes foi a maior marcha militar da história do Brasil”, confirma Chico Jô.
O projeto abrange 370 km de atrações históricas, paleontológicas e naturais da região e todo o seu percurso foi sinalizando e georreferenciado pelo Projeto Cooperar. Eduardo Vessoni acrescenta que o posicionamento do secretário executivo de turismo da Paraíba, Valter Aguiar. O executivo paraibano afirma que ”é o resgate da Coluna Prestes e o fomento da indústria do turismo em uma região tão humilde. É como fazer uma viagem com fins históricos”.
Gerador de reportagens Vessoni esteve na Paraíba no final do ano passado, oportunidade em que recolheu extenso material jornalístico e fotográfico. Ele colheu informações sobre o patrimônio histórico e cultural dos principais pontos turísticos do ‘Destino Paraíba’. O material produzido pelo jornalista tem sido destacado nos principais veículos de comunicação do Sul do país, a exemplo do jornal O Globo, revista Raça e portal UOL, além da revista Leituras da História.
Secom - PB
Outras Notícias
- Nota Fiscal Avulsa garante formalização da prestação dos serviços e pode ser feita online Publicado há 2 hours ago
- Grupo de educação em saúde da Unimed JP tem programação especial no mês da mulher Publicado há 2 hours ago
- Programação do 1º Fórum Nacional Responsabilize-se discutirá direitos humanos em contexto empresarial Publicado há 2 hours ago
- Mulher cervejeira é tema de homenagem do Pão de Açúcar Publicado há 2 hours ago
- Marca investe em realidade aumentada no YouTube para driblar limitações de distanciamento social Publicado há 7 hours ago