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Encontros Empresariais debatem cultura da inovação nos pequenos negócios

11 de outubro de 2013

De 15 a 24 de outubro, os empresários de Campina Grande participarão de mais uma ação do programa Agentes Locais de Inovação (ALI) do Sebrae Paraíba. Para consolidar o conceito de inovação, o programa realizará os Encontros Empresariais. O evento tem como objetivo fomentar e disseminar a cultura de inovação dentro dos negócios. As cinco oficinas serão realizadas no Sebrae em Campina Grande, no bairro do Catolé. Os interessados em participar devem entrar em contato pelo (83) 2018-1291.

A expectativa é que cerca de 250 empreendedores participem do encontro. A programação oferece, a cada dia, uma oficina com tema voltado a um setor, como estoques, loja, alimentos, carnes e informação. Os Encontros querem estimular que as empresas atendidas pelo ALI adotem novas estratégias de marketing e desenvolvam novos modelos de negócios.

Segundo o gestor estadual do ALI, Cláudio Soares, mais de 500 empresas já foram assistidas na cidade e municípios circunvizinhos e mais de mil em todo o Estado. “A participação dos empresários é fundamental para o objetivo de estimular um ambiente de inovação nas empresas paraibanas”, destacou o gestor.

 “Temos a certeza de que serão discutidos assuntos elencados como os maiores e mais difíceis gargalos dos empresários. Ou seja, problemas comuns, como o que fazer para melhorar ou mudar?”, concluiu a consultora do ALI na cidade, Maria Amélia Guimarães.

Os Encontros Empresariais fazem parte da programação “Inovar é Empreender” do Sebrae Paraíba durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com a  colaboração de entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa. O Sebrae Paraíba é realizador e parceiro de 19 eventos em quatro cidades do Estado (João Pessoa, Campina Grande, Sumé e Sousa), que irão levar capacitação e orientação para empresários e discutir temas relevantes para pesquisadores e profissionais de diversas áreas ao longo de 25 dias.

Programação

Encontros (gratuitos)

Local: Sebrae em Campina Grande, no bairro do Catolé

Horário: 19h às 22h

Dia 15 – TEMA: GESTÃO DE ESTOQUES “Organizando a casa: otimização de resultados através da gestão de estoques” – Objetivo: Levar aos participantes a importância de aprimorar seu conhecimento através de ações como rotatividade de estoques, do fornecimento seguro e de um bom relacionamento com os fornecedores; despertar a importância das empresas terem controle dos estoques e de trabalhar dentro de um ambiente integrado. Público-alvo: Materiais de construção, autopeças, supermercados, móveis e eletrodomésticos, óticas, papelarias, pet shop, loja de confecção, calçados e acessórios e o trade turístico.

Dia 16 – TEMA: VISUAL DE LOJA “Sua loja planejada para vender melhor” – Objetivo: Despertar para importância de melhorar a exposição dos produtos com base em conceitos técnicos, aumentando as vendas com ações de vitrinismo. Público-alvo: Materiais de construção, autopeças, supermercados, móveis e eletrodomésticos, óticas, papelarias, pet shop, loja de confecção, calçados e acessórios.

Dia 22 – TEMA: BOAS PRÁTICAS NA FABRICAÇÃO E MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS “A qualidade ao alcance da sua mão” – Objetivo: Aperfeiçoar as práticas de manipulação de alimentos, melhorando a qualidade do produto final e reduzindo custos. Público-alvo: Supermercados, restaurantes, bares e similares.

Dia 23 – TEMA: CORTE DE CARNES “Vantagens e benefícios do bom corte de carne” Objetivo: Apresentar como as técnicas de cortes podem gerar rentabilidade, aumento do ticket médio, fidelização de clientes, maior competitividade, adequação às exigências dos órgãos fiscalizadores e excelência em serviços. Público-alvo: Supermercados, frigoríficos, restaurantes, bares e similares.

Dia 24 – TEMA: SISTEMA DE INFORMAÇÃO E GERENCIAMENTO “Sistema de informação e gerenciamento: conhecendo seu melhor aliado” – Objetivo: Utilizar os benefícios do sistema de informação para tornar mais eficiente o gerenciamento da empresa através de ações como o controle de estoque, o conhecimento do perfil dos clientes, a agilidade na decisão, a gestão de controles financeiros. Público-alvo: Materiais de construção, autopeças, supermercados, móveis e  eletrodomésticos, óticas, papelarias, pet shop, loja de confecção, calçados e acessórios, bares, restaurantes e similares e meios de hospedagem.