logo paraiba total
logo paraiba total

Paraíba receberá maior evento internacional de robótica

17 de outubro de 2013

O governador Ricardo Coutinho e a presidente da RoboCup Federation, Daniele Nardi, assinam nesta quinta-feira (17), às 9h30, na Granja Santana, o Termo de Recebimento da RoboCup, um dos maiores eventos de robótica do mundo, que acontece em julho de 2014, na capital paraibana. Também estarão presentes na ocasião Alexandre da Silva Simões e Esther Luna Colombini, ambos professores da área de robótica da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e integrantes da comissão organizadora do evento.

João Pessoa foi anunciada como sede da RoboCup em julho do ano passado, após concorrer com Fortaleza e outras cidades asiáticas. A competição é conhecida pela plataforma do Futebol de Robôs – motivo de seu forte vínculo com a Copa do Mundo.

O evento deve trazer à Paraíba 4 mil pessoas entre cientistas e comunidade acadêmica de todo o mundo e se tornará o maior evento internacional já realizado no Estado. A RoboCup 2013 aconteceu na Holanda, no mês de julho.

RoboCup – O evento em João Pessoa ocorrerá em julho de 2014, logo após a Copa do Mundo da FIFA, que vai acontecer no Brasil e deve atrair milhares de pessoas, de várias partes do mundo, para a Capital paraibana. O professor de robótica da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Alexandre da Silva Simões, destacou a importância do evento que, assim como a Copa do Mundo, deixará o Brasil em evidência durante os meses de junho e julho de 2014.

“É a primeira vez que o Brasil será sede de um dos maiores encontros de tecnologia do mundo, particularmente conhecido pela plataforma do Futebol de Robôs, motivo de seu forte vínculo com a Copa do Mundo de Futebol”, ressaltou o professor.

A aprovação foi possível através de uma parceria entre professores de robótica de diversas universidades brasileiras, entre elas: Unesp, FEI, UFRN, UFES, UFSJ, UFCG e UNEB. A Copa do Mundo de Robótica também tem a supervisão de 60 pesquisadores da Sociedade Brasileira de Automática (SBA) e da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

O evento tem apoio do Ministério do Esporte, Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia, Prefeitura de João Pessoa e Convention Bureau.