logo paraiba total
logo paraiba total

Artistas abrem nova galeria em João Pessoa

30 de outubro de 2013

O curador de arte Dyógenes Chaves funda em João Pessoa, junto com mais seis colegas, a Rede Arte Contemporânea. A galeria, que irá funcionar em dois andares da avenida Guarabira, 200, em Manaíra, será aberta nesta quarta-feira, às 19h, com uma exposição individual de Alice Vinagre.

Anotações sobre Pintura fica em cartaz no térreo da galeria até 30 de novembro. No primeiro andar do espaço, o visitante irá encontrar também obras sobre papel de outros artistas, como Margarete Aurélio, Alena Sá, Rodolfo Athayde, Chico Pereira e Raul Córdula, que também estão envolvidos com o empreendimento.

“A Rede Arte Contemporânea é uma galeria de artista. A gente acha que, em uma cidade como João Pessoa, que tem poucas galerias, o artista tem o papel de preparar o público”, declara Dyógenes, que proclama a morte do ‘colecionismo de arte’ no Estado. “Depois que (o político e escritor) Odilon Ribeiro Coutinho faleceu, as coleções de arte se acabaram na Paraíba.”

Para o curador, os colecionadores são etapa fundamental da cadeia produtiva da arte: “Se não há colecionador, não adianta existir artista. Quando se é um artista jovem, não se costuma pensar no futuro, mas será que a arte vai te sustentar e pagar as suas contas? Temos que preparar o mercado para que se possa ganhar dinheiro com arte no futuro”, destaca.

O viés comercial, porém, não será o único foco da galeria. Segundo Dyógenes, além de intermediar a relação entre o público e o artista, a Rede Arte Contemporânea pretende organizar atividades de formação, tendo em vista sempre uma maior profissionalização do cenário artístico.

O objetivo é criar uma nova geração de colecionadores e apreciadores de arte: “Queremos provar que consumir arte não é algo tão mais caro hoje em dia. Arte pode ser um investimento, e obras que são baratas atualmente podem valorizar com o tempo.

Dar um quadro de presente também é valorizar quem recebe o presente. Diferente de um litro de uísque, por exemplo, que depois da terceira dose nem vão se lembrar que foi você quem deu”, brinca.