logo paraiba total
logo paraiba total

Paraibanos participam de seminário no ES sobre mineração e sustentabilidade

5 de novembro de 2013

Representantes da área de minérios na Paraíba viajaram para o X Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais (APLs) da Base Mineral, no Sesi Jardim da Penha, em Vitória (ES). O evento ocorre desta terça-feira (5) a quinta-feira (7) e vai discutir “Competitividade e Sustentabilidade”. A caravana paraibana ainda participará de uma visita técnica ao polo de rochas ornamentais, em Vitória, que é o maior produtor de mármores e granitos do Brasil.

Segundo o gestor do projeto ALP de Minérios do Sebrae Paraíba, Marcos Magalhães, a Paraíba já deu um passo à frente no debate proposto pelo evento. “Publicamos duas edições da cartilha Mineração e Ações para Sustentabilidade, que foram amplamente divulgadas durante a realização do I e do IV Seminário Comemorativo ao Dia Nacional do Garimpeiro, em Pedra Lavrada e Picuí, respectivamente, no Curimataú do Estado”, contou.

As ações têm dado respaldo para trabalhar em conjunto com a Sudema e o Instituto Federal de Educação. As instituições conseguiram sensibilizar os pequenos mineradores a recuperar áreas degradadas. “Falta implantarmos os conhecimentos em todas as cooperativas, para que haja uma modificação na prática, em geral, de extração de pedras como ainda é feita, sem os cuidados ecológicos”, enfatizou.

O Sebrae Paraíba, a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais da Paraíba (CDRM), a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e duas cooperativas de pequenos mineradores estão levando umrepresentante de cada instituição para o evento.

Além de informações sobre as políticas públicas voltadas para o setor mineral, o tema do evento é bastante amplo e trará diversificadas informações. No primeiro dia do evento haverá a reunião técnica da Rede Seside Mineração. Veja a programação completa:http://www.seminarioredeaplmineral.com.br/principal/index.php/programacao

APL paraibano – Atualmente, existem cerca de 600 garimpeiros associados nas cooperativas participantes do projeto. São seis cooperativas, a Coopervárzea, Cooperjunco, Coomipel, Coogarimpo, Coopicuí e Coopermineral, conforme o gestor Marcos Magalhães.

“Os produtos atualmente comercializados são os minerais industriais, como a Feldspato, a Almita, a Mica e os quartzitos. O projeto encontra-se em excelente fase de desenvolvimento. A Coomipel e Coogarimpo já estão com suas usinas de beneficiamento próximas de entrar em fase de produção, o que agregará valores aos bens minerais”, explicou.

Segundo Marcos, com o esforço concentrado das atuais instituições, que atuam em conjunto para melhorar as condições de trabalho da pequena mineração paraibana, já estão surtindo os efeitos na melhoria da extração e beneficiamento mineral.

“O setor tem uma legislação muito rígida, no sentido de meio ambiente, uso de explosivos e lavra. O trabalho é árduo e difícil, mas continuamos insistindo para que o setor mineral trabalhe de forma sólida. O que é uma das saídas econômicas para as