logo paraiba total
logo paraiba total

Baía da Traição comemora 52 anos atraindo turistas de todo o Brasil

2 de janeiro de 2014

A 92 km da Capital paraibana, o município de Baía da Traição completa nesta quinta-feira (2), 52 anos de fundação. A cidade está situada na microrregião do Litoral Norte, na região metropolitana do Vale do Mamanguape. Conhecida pelas suas belezas naturas, o município é um dos antigos núcleos de colonização da Paraíba.  De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Baía da Traição possui uma população de 8.012 pessoas, ocupando uma área territorial de 102,369km².  É na Baía da Traição que está situada a maioria das aldeias indígenas que integram a Terra Indígena Potiguar. 

A agricultura, as casas de farinha e o artesanato compõem o polo produtivo do município. Na agricultura são desenvolvidos os cultivos de produtos, como mandioca, batata doce, inhame, jerimum e alguns legumes – tudo desenvolvido pela própria população indígena de potiguaras. Já nas casas de farinha, a cultura é produzida para o consumo próprio e para o comércio local, na confecção de beijus, tapioca, pé-de-moleque, a goma e a massa de mandioca mole.  No comércio, as atividades vêm se desenvolvendo com a iniciativa de artesãos locais, que oferecem produtos típicos da região. 

O ponto forte do turismo de Baía da Traição é, sem dúvida a presença de índios. O artesanato e a dança fazem parte da identidade dos Potiguaras e podem ser encontrado em todas as aldeias da reserva pertencente ao município. Entre várias, se destacam a Aldeia Forte, a Aldeia São Francisco e a Aldeia Galego, onde podem ser encontradas apresentações da típica dança toré e as delícias gastronômicas locais.  

Baía da Traição possui restaurantes e hotéis que estão sempre disponíveis àqueles que buscam encontrar beleza, tranquilidade e lazer. O Carnaval, evento que faz parte do calendário turístico da PBtur, é um dos mais badalados do Estado. As lagoas mais conhecidas são a Lagoa do Mato, a Lagoa Encantada, a Aldeia Perdida que tem uma lagoa que é isolada e rodeada por uma vegetação admirável. O Forte, com sua praia e sua famosa vista dos canhões atrai muitos turistas ao lugar, sendo considerado um dos pontos mais belos de se olhar a Baía.