logo paraiba total
logo paraiba total

Elizabeth inaugura nova fábrica em junho

9 de janeiro de 2014

A inauguração da fábrica de cimentos do Grupo Elizabeth, tradicional produtor de cerâmica e pré-moldados na Paraíba, que está sendo construída no município de Alhandra, no Litoral Sul da Paraíba, só deve acontecer em junho deste ano. O atraso nas obras, cuja o cronograma inicial de conclusão estava previsto para o mês de abril, foi ocasionado em função de adversidades climáticas decorrentes ao longo de 2013.

E para acelerar o processo de equipamento e montagem do empreendimento, segundo o coordenador do projeto da Elizabeth, Degmar Diniz, atualmente estão empregados cerca 1.600 funcionários no canteiro das obras. “Até o momento já podemos afirmar que 60% do empreendimento já está devidamente pronto. E os 40% que faltam dizem respeito a parte de eletromecânica da indústria”, contou ele.

Com um investimento de R$ 350 milhões para instalação, a fábrica, que será 100% automatizada, terá capacidade para produzir 1,1 milhão de toneladas de cimento do tipo CP-II-Z para atender 90% do mercado da construção e pré-moldados do Nordeste e outros 10% da região Norte do País.

Enquanto as obras do empreendimento não ficam prontas, o coordenador do projeto da Elizabeth, revelou que um total de outras 50 pessoas já foram contratadas e estão sendo capacitadas, in loco, para integrar o futuro corpo técnico operacional da fábrica. “Esses futuros colaboradores estão sendo treinados com aulas teóricas e práticas no próprio canteiro das obras”, acrescentou ele.

A indústria, que integrará o Polo Cimenteiro Paraibano no Litoral Sul do Estado, funcionará em uma área de 380 hectares, sendo 100 desses para a estrutura física e outros 280 para a jazida, que é rica em calcário, uma das principais matérias-primas da produção de cimento.

Polo Cimenteiro

Além da Elizabeth, em Alhandra, até 2015 outras cinco grandes empresas produtoras de cimento irão formar o Polo Cimenteiro Paraibano no Litoral Sul do Estado. As demais serão a Brennand Cimentos que também está em construção na cidade de Pitimbu, a Cimpor que está construindo sua segunda fábrica paraibana na cidade do Conde, e o Grupo Votorantim, que avança com seu projeto na cidade de Caaporã, cidade que terá a indústria Lafarge ampliada.