logo paraiba total
logo paraiba total

Várzea comemora 52 anos de desenvolvimento com atividade mineradora

11 de janeiro de 2014

O pequeno município de Várzea, na região do Seridó da Paraíba (Vale do Sabugi), tem se destacado como uma ilha de excelência na produção de quartzito, um minério abundante e que movimenta a economia da região. Os 2,5 mil habitantes comemoram, neste sábado (11), 52 anos de emancipação política da cidade que se destaca na atividade mineradora e que contribui para o crescimento do setor no Estado. As principais jazidas de quartzito da Paraíba estão no subsolo de Várzea, que concentra 90% dos depósitos. A indústria de extração e beneficiamento de quartzito de Várzea movimenta cerca de R$ 400 mil por mês. 

É uma cidade de clima quente e seco, com temperaturas que variam de 22°C a 35°C, que fica a 320 km da Capital e localizada na mesorregião da Borborema, na microrregião do Seridó Oriental.  No período do inverno, quando as minas ficam encharcadas pelas chuvas, os trabalhadores se dedicam à agricultura de subsistência, plantando feijão, milho e batata-doce.

Em termos de festividades, Várzea marca presença com o tradicional São João e também com o São Pedro, festas realizadas no mês de julho. Já no dia 4 de outubro, celebra o padroeiro da cidade, São Francisco de Assis.