logo paraiba total
logo paraiba total

Servidores das universidades federais ameaçam entrar em greve no dia 17

11 de fevereiro de 2014

Os funcionários técnico-administrativos das instituições federais de ensino superior decidiram entrar em greve a partir do dia 17 de março. Segundo a Federação de Sindicato de Trabalhadores Técnico-Administrativo em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), a categoria busca o cumprimento total do acordo de greve de 2012.

A decisão foi tomada em uma plenária realizada neste final de semana, quando foram apurados os resultados das assembleias nas universidades. A participação foi maciça e que a paralisação foi aprovada por ampla maioria. 

 Entre as reivindicações da categoria estão a implementação da jornada de 30 horas semanais — que já é prevista por um decreto presidencial, mas nem todas as universidades cumprem –, contagem especial do tempo de serviço para trabalhadores com insalubridade, aprimoramento da carreira, revogação da criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh ) e abertura imediata de concursos públicos. 

No dia 20 de fevereiro a Fasubra realizará um dia nacional de luta. Após a deflagração da greve, no dia 17 de março, o comando de greve definirá o calendário de atividades.