logo paraiba total
logo paraiba total

Feriadão de carnaval altera horário de funcionamento do comércio da Capital

1 de março de 2014

O feriadão de carnaval, que acontece este ano entre os dias 01 e 05 de março, resultará em horário diferenciado ou até mesmo em suspensão total de atividades nas repartições públicas municipais, estaduais e federais e instituições financeiras em todo o país. Na Capital paraibana, o funcionamento do comércio central, dos shoppings e supermercados da cidade também terão seus horários de funcionamento alterados em alguns dos dias do período carnavalesco.

Para quem é funcionário público o feriado será garantido e esticado, pois o expediente de trabalho será facultativo na próxima segunda-feira (03), na terça-feira-feira (04) de carnaval, que o dia do feriado nacional da ‘Festa do Rei Momo’, e novamente facultativo na quarta-feira (05) de cinzas até o meio-dia.

Portanto, fica também um alerta aos consumidores para que fiquem atentos às contas que vencem nestas datas e ao horário especial dos trens urbanos para não serem prejudicados. Isso porque, segundo o informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o expediente nos estabelecimentos bancários que se encerra nesta sexta-feira (28), só retorna normalmente na próxima quarta-feira (05) ao meio-dia.

Conforme a direção da Câmara dos Dirigentes Lojistas de João Pessoa (CDL) os estabelecimentos comerciais poderão funcionar normalmente na segunda-feira e quarta-feira a partir do meio-dia, fechando apenas na terça-feira. Contudo, se algum estabelecimento decidir abrir suas portas no dia do feriado nacional, deverá ser pago aos funcionários o equivalente a um dia de trabalho e horas extras.

Confira agora o que abre e o que fecha no feriadão na Capital:

Bancos – As agências estarão fechadas no feriado. Apenas operações pelo internet banking e caixa eletrônico estarão disponíveis. As contas de consumo (água, energia, telefone e gás, por exemplo) e os carnês que, porventura, vencerem nos dia 01, 02, 03 ou 04 poderão ser pagas no primeiro dia útil após o feriado, ou seja, na próxima quarta-feira (05), após o meio-dia, sem acréscimo de multa.

Shoppings – Abrem em horário normal, em geral das 10h às 22h.

Lojas do Centro – Funcionarão normalmente na segunda-feira (03), das 8h às 18h, e na quarta-feira (05), a partir do meio-dia.

Mercados – Nos supermercados particulares, o funcionamento é diferenciado. Mas, a expectativa dos sindicatos é de que a maioria abra as portas normalmente. Os Mercados Públicos da capital paraibana estarão abertos em seus horários habituais, das 8h às 17h, no sábado (01) e segunda-feira (03), bem como na quarta-feira ao meio-dia.

Correios – Fecham todas as agências e unidades descentralizadas, instaladas em shoppings da capital e nos bairros, da segunda-feira (03) até o meio-dia da quarta-feira (05).

Hospitais – Os hospitais de emergência e as unidades 24 horas e o atendimento do SAMU funcionarão ininterruptamente. Já os Postos de Saúde e Clínicas Municipais também estarão fechados da segunda-feira (03) até o meio-dia da quarta-feira (05).

Transportes – Redução de frota dos ônibus e viagens, durante os dias do feriadão, como ocorre normalmente nos fins de semana. A balsa que faz a travessia das 6h00 às 19h30 entre as cidades de Cabedelo e Lucena, região Metropolitana da Capital, também não terão horário alterado por causa do feriadão. Já os trens urbanos funcionam em horário especial, ou seja, no sábado (01) das 4h25 às 13h55, sem operações no domingo (02), na segunda-feira (03) será normal das 4h25 às 19h40, na terça-feira (04), o primeiro trem partirá de João Pessoa às 6h34 para Cabedelo e às 6h48 para Santa Rita, encerrando as operações às 13h55 e na quarta-feira (05), nos mesmos trajetos e horários de saída da terça-feira e encerrando seu funcionamento às 19h40.