logo paraiba total
logo paraiba total

Cruz do Espírito Santo comemora 118 anos como forte produtora em cachaça

7 de março de 2014

A terra que é berço de figuras ilustres da Paraíba completa nesta sexta-feira (7), 118 anos de emancipação política. Um dos municípios mais antigos do Estado, Cruz do Espírito Santo foi à cidade que gerou e criou o poeta Augusto dos Anjos, o jornalista Aristides Lobo, o jogador de futebol Durval, políticos a exemplo de Osvaldo Trigueiro, o economista Maílson Ferreira, entre outros. Cruz do Espírito Santo se localiza na mesorregião da mata paraibana, na microrregião de Sapé e possui 16.257 habitantes, ocupando um espaço territorial de 195.596 km².

O município tem o seu desenvolvimento ligado ao comércio local, além das lavouras de subsistência com a plantação de inhame, batata, macaxeira, abacaxi, milho, feijão e mandioca. Outro setor é o trabalho com cerâmica. Há também a casa de farinha e a plantação da cana de açúcar. Um dos maiores destaque é a produção de cachaça com o Engenho São Paulo.

Nessa pequena cidade, que se localiza a 36 km de João Pessoa também não faltam belezas naturais. Por lá, encontram-se a Ponte da Batalha, a Cachoeira e o Casarão da fazenda Santa Luzia, o Açude de Itanhém e o Rio Una que proporciona banho de lazer.