logo paraiba total
logo paraiba total

Uma das cidades que mais exporta no Estado, Picuí comemora 90 anos

18 de março de 2014

Conhecida como a terra do minério, Picuí está localizada na mesorregião da Borborema, na microrregião do seridó oriental. A cidade que tem 18.222 habitantes completa nesta terça-feira (18), 90 anos de emancipação política. Sua história que foi marcada por conquistas territoriais teve início entre os anos de 1704 e 1706. 

A 250 km de distância da Capital, Picuí tem sua economia baseada na agricultura, pecuária, no comércio local, além do grande destaque: a extração de mineral do granito, mica, cailon e tântalo, que faz de Picuí grande exportador de suas riquezas. 

Picuí ocupa um espaço territorial de 661.658 km². Nessa área é possível encontrar sítios arqueológicos e passeios turísticos. Considerado o maior sítio arqueológico da cidade, o Cachoeira do Pedro revela gravuras distribuídas em cerca de 11 painéis, além de possuir algumas características do Sitío Arqueológico Pedra do Ingá, no município de Ingá. Fora o sítio arqueológico Cachoeira do Pedro, a cidade conta com mais três sítios e a caminhada ecológica.

Os picuíenses desfrutam de festividades ao longo de todo o ano, algumas delas são: o Festival da Carne de Sol, o Desfile Cívico Escolar e a Festa de São Sebastião, padroeiro da cidade, além da festa de São João. Na educação, o município se destaca pela presença de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).