logo paraiba total
logo paraiba total

Aniversariante do dia, Alagoa Grande é reconhecida pela cultura e economia

27 de março de 2014

Da produção da cachaça Volúpia, apontada como uma das melhores do Brasil pela crítica especializada, a um dos nomes mais importantes da música popular do Nordeste, Jackson do Pandeiro, Alagoa Grande é lembrada nesta quinta-feira (27) pelos 106 anos de seu aniversário. 

O ano de 1864 é considerado como o ano de sua fundação, mas em 1847 já havia passado de povoado a distrito. Foi emancipada politicamente em 21 de Outubro de 1864, sendo instalada, como vila, em 26 de Julho de 1865. Aos 27 de Março de 1908, Alagoa Grande foi elevada à categoria de cidade. Atualmente, o município, que possui uma população de 28.479 habitantes, está a 103 km da Capital. 

A economia da cidade é baseada no comércio local, na agricultura, pecuária, no artesanato e na produção da cana-de-açúcar. O destaque é a produção o Engenho Lagoa Verde, produtor da Volúpia. A cachaça, uma das mais premiadas do Brasil, é distribuída em diversos estados do país e exportada para a Europa.

Devido, principalmente à produção da cachaça e ao nascimento de Jacson do Pandeiro, o turismo é fonte em Alagoa Grande. Na cidade é possível visitar os engenhos, que focam abertos ao público, o Memorial Jackson do Bandeiro, o Teatro Santa Ignêz e a comunidade quilombola Caiana dos Crioulos, um pedaço da herança herdada pelos negros e que ajuda no crescimento econômico e cultural da cidade.