logo paraiba total
logo paraiba total

Municípios do litoral sul paraibano terão novas oportunidades de negócios

28 de março de 2014

Novas oportunidades de negócios surgirão para os micro e pequenos empresários de 18 municípios do litoral sul da Paraíba, com a implantação dos pólos industriais entre Paraíba e Pernambuco. Além dos pólos automotivo e farmacêutico do Estado vizinho, apenas na zona sul paraibana estão sendo investidos R$2,7 bilhões no polo cimenteiro, Centro de Convenções, rede hoteleira e investimento público em ensino superior. Esses dados fazem parte do estudo elaborado pelo Sebrae Paraíba, “Oportunidades e desafios para pequenos negócios paraibanos”, apresentados pelo diretor administrativo do Sebrae, Ricardo Madruga, durante o Fórum de Negócios da Região Metropolitana de João Pessoa.

Os 18 municípios que fazem parte do estudo que vem sendo elaborado pelo Sebrae detém 41,8% do PIB e 32% da população do Estado. Nessas cidades, 49% das empresas são micro, 9% são pequenas e 31% são de microempreendedores individuais (categoria empresarial que fatura até R$5 mil por mês). “A Paraíba vive um bom momento em sua economia e está desenvolvendo um processo de sustentabilidade dos pequenos negócios. Aqui há diversas oportunidades, mas é preciso de capacitar e se adequar ao mercado e à demanda”, ressaltou Ricardo Madruga.

Ele ressaltou que a pesquisa do Sebrae deverá ser concluída no próximo mês de maio, com a apresentação das oportunidades de negócios em diversos setores, como construção civil, serviços de hotelaria, bares e restaurantes, moveleiro, turismo, saúde e bem estar, farmacêutico, insumos da fabricação de veículos, tecnologias digitais, comércio varejista, supermercados e mercadinhos, além das compras governamentais.

“As cidades precisam estar preparadas para esse crescimento da região. Os empresários têm que estar atentos às oportunidades que irão surgir”, acrescentou Madruga. Ele lembrou que a cidade de Betim, em Minas Gerais, quando recebeu uma fábrica da Fiat, sua população cresceu quase 15 vezes. “As empresas que não se adequarem às novas demandas estarão fora do mercado. Por isso, é preciso cuidar da qualidade do seu produto ou serviço e da gestão do seu negócio”, completou.

Os municípios que fazem parte da pesquisa do Sebrae são: Alhandra, Bayeux, Caaporã, Conde, Cruz do Espírito Santo, Itabaiana, João Pessoa, Juripiranga, Pedras de Fogo, Pilar, Pitimbu, Riachão do Poço, Salgado de São Felix, Santa Rita, São José dos Ramos ,São Miguel de Taipu, Sapé e Sobrado.