logo paraiba total
logo paraiba total

Fiat atrai 20 empresas à Paraíba e abre 2.200 vagas de trabalho

2 de abril de 2014

O polo automotivo Fiat Chrysler, localizado em Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco abriu 2.200 vagas e os interessados podem cadastrar seus currículos no site www.fiat.com.br.  Desde o início das obras da montadora, seis mil empregos já foram gerados, devendo chegar a oito mil no final deste ano, considerando as oportunidades das empresas fornecedoras. 

Cerca de 20 empresas do setor automotivo já confirmaram instalação em território paraibano. 

Segundo o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), Buega Gadelha, mais de 150 empresas do setor automotivo se instalarão na região da fábrica da Fiat e, dessas, 20 estarão na Paraíba. “A lista com o nome das empresas não poderei divulgar ainda, mas a vinda dessas 20 empresas para o território paraibano já é certa. Elas atuarão como fornecedores de produtos para Fiat”, contou. 

Ele ressaltou ainda a importância dessas empresas para economia do Estado. “Além das ofertas de empregos, a chegada de novas empresas gera uma busca da população pela qualificação profissional. Tudo isso faz a economia do Estado girar e coloca a Paraíba em um patamar importante em âmbito nacional”, explicou Buega Gadelha. O presidente da Fiep completou, informando que o Senai irá instalar uma sede em torno do polo, visando oferecer cursos de capacitação para o setor automotivo.

De acordo com a assessoria de comunicação da Fiat Chrysler, das 2.200 vagas, 850 serão de empregos diretos na própria empresa e outros 1.350 serão gerados pelos fornecedores instalados dentro do polo. As vagas abrangem diversas especialidades, como Técnico da área industrial, Engenharia, Administração, Medicina do Trabalho entre outras. 

Segundo o diretor de Recursos Humanos da Fiat Chrysler Pernambuco, Adauto Duarte, a contratação no polo automotivo será gradativa. “O número de vagas abertas pela Fiat Chrysler este ano é significativo e elas não se limitarão às áreas técnicas, mas abrangem as áreas administrativas, de gestão e de tecnologia. O nosso objetivo é atrair talentos da região de Pernambuco e dos demais estados do Nordeste”, afirmou. 

Programa de valorização dos funcionários 

A Fiat Chrysler criou também um programa de valorização dos funcionários que já trabalham na obra, oferecendo-lhes a possibilidade de capacitação para funções que serão demandadas na operação do polo automotivo. “O processo é muito aberto e qualquer interessado tem possibilidade de se aprimorar, estudar e se candidatar a um emprego”, destacou Adauto Duarte.

Obras estão em ritmo acelerado 

A assessoria de comunicação informou que as obras seguem em ritmo acelerado, conforme cronograma programado. Atualmente, 75% das obras estão concluídas. Até agosto deste ano, serão finalizadas as obras de todos os prédios que integram a fábrica. Serão 16 empresas, que se instalarão em 12 edifícios e produzirão 17 linhas estratégicas de componentes. Isso resultará na geração de mais de oito mil empregos diretos suscitados pela Fiat Chrysler e seus fornecedores.  

O polo de Goiana é uma fábrica completa de produção – de um lado entra aço em bobina, de outro sai carro. A nova planta é composta de cinco edifícios principais: prensas, funilaria, pintura, montagem e metrologia (ou Centro de Comunicação). Ao todo, a fábrica soma uma área construída de 260 mil metros quadrados, o equivalente a 26 quadras de rua.

Simulação

A Fiat Chrysler implantou um centro de simulação e treinamento, no qual os novos empregados recebem capacitação “on the job”, ou seja, colocam em prática a teoria aprendida. O centro conta com uma linha de operações idêntica à que existirá na fábrica, no qual o trabalhador pratica suas funções em um conjunto de equipamentos de última geração. Ao finalizar o treinamento, os profissionais passam a atuar como agentes multiplicadores, promovendo a transferência do conhecimento técnico adquirido para outros trabalhadores em processo de capacitação.