logo paraiba total
logo paraiba total

BNDES investirá até R$ 300 milhões no Centro de Tecnologia Canavieira

3 de abril de 2014

A BNDESPar, empresa de participações acionárias do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), investirá até R$ 300 milhões no Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), por meio de subscrição de novas ações a serem emitidas pela companhia. Os recursos deverão financiar o desenvolvimento de novos projetos do plano de negócios do CTC, empresa brasileira de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para o setor sucroenergético.

O apoio do banco, entretanto, está atrelado ao comprometimento dos atuais acionistas do CTC – empresas representantes de 60% da capacidade de moagem do setor – de adquirir as tecnologias em desenvolvimento pelo centro de pesquisas. O apoio do banco foi aprovado no âmbito do Plano Conjunto BNDES-Finep de Apoio à Inovação Tecnológica Industrial dos Setores Sucroenergético e Sucroquímico (PAISS), que visa ao aumento da produtividade do setor, por meio de desenvolvimento de novas tecnologias industriais, como, por exemplo, do etanol de segunda geração.

O aporte deverá viabilizar a escala necessária para acelerar projetos que trarão novos e importantes ganhos de produtividade para o setor sucroenergético, especialmente no campo da biotecnologia, tanto agrícola quanto industrial.