logo paraiba total
logo paraiba total

Coremas celebra 60 anos de emancipação política e se destaca no desenvolvimento da cultura 

4 de abril de 2014

A terra que comemora nesta sexta-feira (04), 60 anos de emancipação política, é berço em que nasceu um dos maiores humoristas do país, Francisco Jozenilton Veloso, popularmente conhecido como Shaolin. A cidade de Coremas se destaca no cenário paraibano por ter como porta de entrada, o maior açude do Estado e terceiro maior do Brasil. O Açude Coremas que é represado pela barragem Dr. Estevam Marinho, construído pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), foi uma das maiores obras de engenharia brasileira nos anos de 1937, período em que teve início à construção da barragem do açude.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Coremas possui uma população de 15.149 habitantes e ocupa um espaço territorial de 379.493 km². Da capital até Coremas são 390 km de paisagens que vão do verde das matas presente no litoral e brejo aos cactos e folhagens secas que representa o sertão nordestino. Sua economia se baseia na pesca e no comércio local.

Quando se fala em festividades, o município de Coremas é sempre lembrado pelo seu famoso carnaval molhado, que leva às ruas da cidade não só a população local, mas das regiões próximas e de outras localidades. Além do carnaval, a cidade realiza os festejos juninos, e a festa da Padroeira da cidade, Santa Rita de Cássia, essa é celebrada no mês de outubro e conta com programação religiosa e profana.

Na cultura, Coremas tem se destacado com o Festival Curta Coremas, um evento voltado para o desenvolvimento da produção cinematográfica, cultural, histórica, turística e econômica da Paraíba junto à população local e de regiões vizinhas. Já passaram pelo Curta Coremas atrizes como Marcélia Cartaxo e Mayanna Neiva.

Conhecida também como terra das águas, Coremas conta ainda, com o açude Mãe d’água visitado por todos que passam pela cidade e que quando alcança seu limite máximo, sangra e possibilita aos visitantes um maravilhoso espetáculo da natureza.