logo paraiba total
logo paraiba total

Conferência Territorial da Economia Solidária em Cajazeiras reúne mais de 20 municípios

10 de abril de 2014

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), em parceria com o Fórum de Economia Solidária e Superintendência Regional do Trabalho, realizou nessa terça-feira (8), em Cajazeiras, a primeira Conferência Territorial da Economia Solidária com 150 representantes de mais de 20 municípios do Sertão. Foram escolhidos 36 delegados que representarão a região na etapa estadual, que será realizada nos dias 22 e 23 de maio, em João Pessoa.

As conferências territoriais têm o objetivo de realizar um balanço sobre os avanços, limites e desafios de Economia Solidária, considerando as deliberações das Conferências Nacionais, e promover o debate sobre integração das ações de apoio à Economia Solidária fomentadas pelos governos e pela sociedade civil.

Após a leitura do regimento, houve palestra e foi apresentado o texto de reconhecimento de direitos e de conquista social, para a construção do plano nacional de Economia Solidária.

Foram formados quatro grupos de trabalho que discutiram: Produção, comercialização e consumo; Acesso ao conhecimento: educação, formação e assessoramento; Ambiente institucional: legislação e integração de políticas públicas.

Agenda – Na próxima terça-feira (15), será realizada a Conferência Terriotorial em Campina Grande, para a região do Agreste e Curimataú; 23 de abril, em Monteiro, para a região do Cariri e dia 6 de maio em João Pessoa para a Zona da Mata.

Cabe ainda às conferências, elaborar planos municipais, territoriais e estaduais de economia solidária contendo visão de futuro, diagnóstico, eixos estratégicos de ação, programas e projetos estratégicos e modelo de gestão para o fortalecimento da economia solidária, além de subsídios para o Plano Estadual que será debatido na Conferência Estadual.

Municípios e entidades presentes – Os municípios participantes foram São Mamede, Cajazeiras, Joca Claudino, Patos, Teixeira, Santana dos Garrotes, Pombal, Catolé do Rocha, Aparecida, Sousa, Uiraúna, Cachoeira dos Índios, Poço Dantas, Desterro, Assunção, São Domingos, Monte Horebe, São João do Rio do Peixe, Marisópolis, Santa Helena e Lagoa.