logo paraiba total
logo paraiba total

RoboCup traz especialista em robótica para João Pessoa

11 de abril de 2014

A organização do RoboCup, que acontece em João Pessoa, de 19 a 25 de julho, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, anunciou que vai trazer à Paraíba o professor emérito de Robótica do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Rodney Brooks.

Graduado em Matemática Pura pela Universidade Flinders da Austrália do Sul e doutor em Ciência da Computação pela Universidade de Stanford, Dr. Brooks será o orador convidado do RoboCup 2014. Ele, que é empresário na área de robótica e fundador, presidente e CTO da Rethink Robotics, foi diretor do Laboratório de Inteligência Artificial do MIT, por mais de dez anos.

Entre as pesquisas desenvolvidas pelo especialista estão os trabalhos com robôs inteligentes para operar em ambientes desestruturados e o estudo da inteligência humana através da construção de robôs humanoides. Rodney já publicou vários artigos sobre visão computacional, inteligência artificial, robótica e vida artificial. Ele também foi editor co-fundador da International Journal of Computer Vision e é membro de conselhos editoriais de várias revistas direcionadas à tecnologia.

RoboCup – O evento, que acontece logo após a Copa do Mundo de Futebol, reúne ciência, tecnologia, educação e divulgação científica. É uma competição internacional da área de robótica, mais conhecida pela plataforma de futebol de robôs, mas que tem uma série de outras categorias. Pesquisadores do mundo inteiro desenvolvem novas técnicas, novos robôs para atender aos desafios propostos pela RoboCup. Essa é a primeira vez que o Brasil vai sediar o evento, desde a sua primeira edição em 1997.

O projeto é organizado pelos mais importantes centros de pesquisa e desenvolvimento de inteligência artificial, a exemplo da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Universidade Estadual Paulista (Unesp), UFPB e UFCG.