logo paraiba total
logo paraiba total

Feriadão de Páscoa e Tiradentes altera horário de funcionamento do comércio da Capital

17 de abril de 2014

O feriadão de Páscoa e Tiradentes, que acontece este ano entre os dias 18 e 21 de março, resultará em horário diferenciado ou até mesmo em suspensão total de atividades, nas repartições públicas municipais, estaduais e federais e instituições financeiras em todo o país. Na Capital paraibana, o funcionamento do comércio central, dos shoppings e supermercados da cidade também terão seus horários de funcionamento alterados em alguns dos dias do período pascal, considerado o maior feriado seguido do ano, depois do carnaval.

Para quem é funcionário público o feriadão será garantido e esticado, pois o expediente de trabalho será facultativo nesta quinta-feira Santa (17), seguido do feriado da sexta-feira da Paixão de Cristo (18), sábado de Aleluia (19), domingo de Ressurreição (20), e esticado até a segunda-feira (21), que é o feriado nacional de Tiradentes.

Portanto, fica também um alerta aos consumidores para que fiquem atentos às contas que vencem nestas datas e ao horário especial dos trens urbanos para não serem prejudicados. Isso porque, segundo o informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o expediente nos estabelecimentos bancários que se encerra nesta sexta-feira (18), só retorna normalmente na próxima terça-feira (22).

Conforme a direção da Câmara dos Dirigentes Lojistas de João Pessoa (CDL) os estabelecimentos comerciais poderão funcionar normalmente na no sábado e no domingo, fechando apenas na sexta-feira e na segunda-feira. Contudo, se algum estabelecimento decidir abrir suas portas nos dias dos feriados nacionais, deverá ser pago aos funcionários o equivalente aos dias de trabalho e horas extras.

Confira agora o que abre e o que fecha:

Bancos – As agências estarão fechadas nos dias 18 e 21, que são feriados nacionais. Apenas operações pelo internet banking e caixa eletrônico estarão disponíveis. As contas de consumo (água, energia, telefone e gás, por exemplo) e os carnês que, porventura, vencerem nos dia 18, 19, 20 ou 21 poderão ser pagas no primeiro dia útil após o feriado, ou seja, na próxima terça-feira (22), sem acréscimo de multa.

Shoppings – Fecham na sexta-feira (18) e em sua maioria abrem em horário normal, em geral das 10h às 22h, no sábado (19), domingo (20) e também na segunda-feira (21).

Lojas do Centro – Fecham na sexta-feira (18), no domingo (20) e também na segunda-feira (21), mas abrem em horário normal no sábado (19), das 08h às 18h.

Mercados – Nos supermercados particulares, o funcionamento é diferenciado. Mas, a expectativa dos sindicatos é de que a maioria abra as portas pelo menos até o meio-dia da sexta-feira (18) e normalmente nos demais dias. Os Mercados Públicos da capital paraibana e também seguirão o exemplo e estarão abertos em seus horários habituais, das 8h às 17h, no sábado (19) e na segunda-feira (21), bem como na sexta-feira até o meio-dia.

Correios – Fecham todas as agências e unidades descentralizadas, instaladas em shoppings da capital e nos bairros, da sexta-feira (18) até a segunda-feira (21).

Hospitais – Os hospitais de emergência e as unidades 24 horas e o atendimento do SAMU funcionarão ininterruptamente. Já os Postos de Saúde e Clínicas Municipais também estarão fechados da sexta-feira (18) até a segunda-feira (21).

Transportes – Redução de frota dos ônibus e viagens, durante os dias feriados, como ocorre normalmente nos fins de semana.A balsa que faz a travessia das 6h às 19h30 entre as cidades de Cabedelo e Lucena, região Metropolitana da Capital, também não terão horário alterado por causa do feriadão, exceto na sexta-feira. Já os trens urbanos funcionam em horário especial, ou seja, na sexta-feira, no domingo e na segunda-feira não funcionarão, e apenas no sábado (19) circularam das 4h25 às 13h55.