logo paraiba total
logo paraiba total

Ibiara celebra 55 anos de emancipação política

17 de abril de 2014

Localizado na microrregião de Itaporanga, no alto-sertão do Estado, mais precisamente a 452 km da Capital, o município de Ibiara completa nesta quinta-feira (17), 55 anos de emancipação política. A pequena cidade, que se desmembrou do município de Conceição, em 17 de abril de 1959, segundo o IBGE, conta com aproximadamente 6.031 habitantes, distribuídos em sua extensão territorial de 244 quilômetros quadrados, que compõem suas zonas urbana e rural.

De origem indígena, o nome Ibiara, que lhe foi dado, depois de ter sido chamado de sítio Poço do Cavalo e povoado Santa Maria, na língua Tupi-Guarani significa “Terra que tem dono”. Entretanto, os primeiros proprietários de suas terras cederam-nas aos desbravadores que se dedicavam à criação do gado e ao cultivo agrícola.

De acordo com registros históricos, a sugestão do nome Ibiara também partiu do Pe. Manoel Octaviano de Moura Lima, filho ilustre e natural da localidade, estudioso da língua indígena.

Nos dias atuais, Ibiara tem como base econômica a agricultura familiar e um pequeno comércio varejista. Entre seus indicadores econômicos estão ainda o IDH-M de 0,589 e um PIB de R$ 22.892,808 mil.