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Concessionária Toyota será aberta nesta quarta-feira (23) em CG

23 de abril de 2014

A cidade de Campina Grande recebe nesta quarta-feira (23) a primeira concessionária de veículos da Toyota do interior da Paraíba, a Brazauto. A inauguração acontecerá às 20h com a loja aberta aos clientes a partir do dia seguinte. O Grupo São Braz, que está à frente do empreendimento, investiu cerca de R$ 10 milhões na nova unidade, que terá 6,4 mil metros quadrados, sendo 3,5 mil metros quadrados de área construída.

Em 2013, as cinco concessionárias do grupo responderam por um faturamento da ordem de R$ 500 milhões, e a ideia é conquistar uma participação ainda maior no mercado.

Com o investimento na sexta concessionária do Grupo São Braz, a revendedora irá expandir para um mercado onde as classes A, B e C pretendem gastar R$ 311 milhões com automóveis este ano, de acordo com o estudo IPC Maps 2014 – 36,8% a mais do que em 2013. 

Atualmente Campina Grande conta com uma frota de 148 mil veículos e uma população de 402 mil pessoas, mas a participação da Toyota ainda é pouco significativa. “Minha meta inicial é levar a Toyota a atingir 6% de participação na cidade, que é a mesma fatia de mercado em nível nacional”, afirma Ricardo Carlos, superintendente das concessionárias do Grupo São Braz. O número corresponde a 8,9 mil carros.

O Brasil é o quarto maior mercado de veículos automotores do mundo, atrás apenas da China, Estados Unidos e Japão. Em janeiro, as vendas no país tiveram uma alta de 1% na comparação com o mês anterior, segundo levantamento da Jato Dynamics. A Toyota obteve o segundo maior crescimento nas vendas, de 6,88%, à frente de marcas tradicionais no país como a GM e a Fiat, por exemplo, que apresentaram retração de 4% e 3,65%, respectivamente.

Para Ricardo Carlos, a força da marca deverá estimular a demanda. “A Toyota tem um produto consolidado. Com a nova unidade, as vendas deverão crescer, tanto em veículos quanto em manutenções preventivas”, acredita. Outro fator positivo é a diversidade de carros que serão ofertados para atender clientes de todas as classes. Além do novo modelo do Corolla, apontado como um dos melhores dos últimos anos, também estarão disponíveis carros mais populares, mas que não dispensam conforto. “O Etios, por exemplo, tem um custo menor e está disponível em duas versões, com motorização de 1.3 e 1.5”, explica Ricardo.

A expectativa do grupo é de, no início, obter um faturamento mensal entre R$ 4 milhões e R$ 5 milhões com a revendedora, mas a meta é mais ambiciosa: obter o dobro de participação em relação ao mercado nacional de veículos comerciais leves através da comercialização de um mix de produtos, incluindo carros consagrados, como o Corolla e o Hilux.

A concessionária irá cobrir não apenas Campina Grande e o Compartimento da Borborema, mas todo o interior da Paraíba.

“Recebi uma concessão para atuar em 189 municípios. Com o tempo, vou expandir os trabalhos para essas localidades, trazer os consumidores para adquirir os veículos e realizarem manutenções”, conta o empresário, que também tem uma concessionária da Toyota na cidade de Palmas (TO).