logo paraiba total
logo paraiba total

Cearte promove oficinas culturais em Salgado de São Félix

25 de abril de 2014

Com o objetivo de ampliar o acesso à cultura e a arte, o ‘Projeto Circulandô’ do Centro Estadual de Arte (Cearte) reabre a temporada de atividades 2014 e realiza, neste fim de semana (26 e 27), oficinas de música, artes plásticas, literatura e apresentações cinematográficas no município de Salgado de São Félix, a 70 km da Capital. A iniciativa promove gratuitamente, para moradores do interior, atividades culturais em escolas e espaços públicos.

Entre as oficinas está a de “Canto” que será ministrada pelo professor Luiz Carlos Otávio. Com carga horária de 8 horas e número máximo de 15 participantes, o curso pretende iniciar o aluno no ato de cantar, preservando a saúde da voz, bem como aprimorar o canto individual e coletivo. Os exercícios aplicados serão de relaxamento, improvisação vocal e respiração com foco na música popular brasileira.

Já a oficina “A cor da palavra em cena”, ministrada pela professora Celly de Freitas, será voltada para professores, atores e diretores de teatro. Os alunos irão aprender a utilizar os princípios dos parâmetro sonoros para a criação vocal de personagens, além de utilizar os recursos sonoros em diferentes partituras vocais na cena.

O Cearte também vai oferecer a “Oficina de Jogos”, voltada às artes cênicas. Na oficina, os participantes terão a oportunidade de vivenciar trocas e interações grupais, estabelecer relações entre o individual e coletivo. Além disso, os jogos teatrais possibilitam a sensibilização sensorial e motora e serve para atrair atores e não atores em situações de representações.

A coordenadora do Cearte, Laura Moreno, destacou a importância das atividades descentralizadas no Estado. “Este projeto é interessante, pois visa não só promover a cultura, mas inserir todos nessa experiência. Assim, estaremos proporcionando o direito à cultura com o apoio das gerências regionais de ensino e, quem sabe, descobrir novos talentos que nunca tiveram oportunidade”, explicou Laura.

Exibição de filmes na praça – Além das oficinas, o ‘Projeto Circulandô’ promoverá sessões gratuitas de cinema na escola, com curtas infantis e adultos.

Todas as oficinas ocorrerão simultaneamente na Escola Municipal Eunice Barbosa, Centro da cidade. Os certificados serão entregues posteriormente pela equipe de coordenação do Cearte. As inscrições continuam abertas na Secretaria Municipal de Cultura, localizada na rua José Silveira, s/n, no mesmo prédio da prefeitura de Salgado de São Félix.

A última edição do projeto Circulandô ocorreu em novembro de 2013, no município de São Miguel de Taipu. Durante dois dias, os moradores participaram de oficinas de cerâmica, percussão, dança e sessões de cinema.

Sede – O Cearte está instalado no Mosteiro de São Bento, Rua General Osório, 36, no Centro da Capital. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3214-2923 e 3214-3412.