logo paraiba total
logo paraiba total

Nesta terça-feira (29), 34 municípios da Paraíba comemoram emancipação política

29 de abril de 2014

Um total de 34 municípios, das mais variadas regiões do Estado da Paraíba, comemoram nesta terça-feira (29), seus respectivos aniversários de emancipação política. Outro ponto em comum, é que vários deles também foram emancipados por leis estaduais que entraram em vigor nos mesmos anos, e por isso, estão coincidentemente celebrando nesta data seus respectivos 20 de criação institucional. Apenas um deles é mais novo e comemora 18 anos e outro é mais antigo e completa 55 anos.

Os homenageados do dia são: Alcantil, Algodão de Jandaíra, Areia de Baraúnas, Assunção, Areia de Baraúna, Barra de Santana, Boa Vista, Cacimbas, Cajazeirinha, Casserengue, Caturité, Damião, Gado Bravo, Logradouro e Parari, Pedro Regis, Poço Dantas, Riachão, Riachão do Bacamarte, Riacho de Santo Antônio, Riacho de Santa Inês, São Bentinho, Santo André, São Bento São Domingos de Pombal, São José de Princesa, São José do Brejo do Cruz, São José dos Ramos, Sertãozinho, Sobrado, Tenório, Vieirópolis e Zabebê.

Conheça um pouco mais desses municípios, distribuídos em ordem alfabética.

01. Alcantil (Celebrando 20 anos)

Localizado a 149 km da Capital, Alcantil, deixou de ser distrito de Cabaceiras em 1994, através da Lei Nº 5.926. Seus primeiros habitantes foram os índios Cariris, coforme pode ser atestado por inscrições gravadas com tinta vermelha em aldeamento localizada à margem do Rio Paraíba. Conta com uma população estimada de 5.239 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE de 2008), distribuídos em uma área de 305, 391 km². e é lembrada pela sua religiosidade adquirida desde a construção de sua primeira Igreja, em 1876, que tem como padroeira Nossa Senhora da Piedade.

02. Algodão de Jandaíra (Celebrando 20 anos)

A cidade foi emancipada também em 1994, desmembrando-se de seu município mãe a cidade de Remígio. Tem este nome por que foi construída em uma antiga plantação de algodão da fazenda Jandaíra que na época ainda pertencia ao município de Areia. Primitivamente, as terras onde hoje se localiza o município pertenceu ao Templo da Aldeia, por onde passavam os índios das aldeias de Queimadas. Localizado a 121,4 km da Capital, Algodão de Jandaíra, deixou de ser distrito de Remígio, através da Lei Nº 5.928. Seu principal reservatório é o Açude do Algodão e sua economia é baseada no cultivo de produtos agrícolas como o algodão, o caju, a fava, o feijão e o milho, além da exploração do sisal.

03. Areia de Baraúnas (Celebrando 20 anos)

Localizada a 230 km da Capital, na Microrregião de Patos, com uma área territorial de 98 km², a cidade conta com uma média de 2.340 habitantes, segundo IBGE de 2006. Areia de Baraúnas também foi emancipada também em 1994, por meio da Lei Estadual de Nº 5.923. Ela também tem como marca, a religiosidade de seu povo que se divide entre a cresça na regiões católicas e evangélicas, pregadas pelas doutrinas da Assembleia de Deus e Batista.

04. Assunção (Celebrando 20 anos)

A sua emancipação política ocorreu por meio da Lei Estadual de Nº 5.895, também de 1994, desmembrado-a de Taperoá e Juazerinho. Localizado na microrregião do Cariri Ocidental, e segundo o IBGE de 2009, cota com uma população de 3.471 habitantes, distribuídos em uma área de 126 km². Sua vegetação nativa é a caatinga e a base de sua economia é a agricultura, com o cultivo de algodão, feijão e mandioca, e a pecuária, com as criações de caprinos, ovinos e uma pequena participação na avicultura.

05. Areia de Baraúna (Celebrando 20 anos)

Com o nome originário de lugar onde havia muitas baraúnas, árvore típica da caatinga, Areia de Baraúnas também foi emancipado em 1994, pela Lei Estadual de nº 5.899. O município, que fica à 231 km de João Pessoa, faz parte da região de Barra de Santa, tem uma área de 50,5 km² e cerca de 4.222 habitantes (IBGE 2010). As atividades econômicas predominantes locais são o cultivo de mandioca e sisal e a pecuária de bovinos, caprinos e

06. Barra de Santana (Celebrando 20 anos)

Com uma população estimada pelo IBGE de 2011, de 8.198 habitantes, Barra de Santana, distribuídos em sua área de 369 km², foi primitivamente ocupada pelos povos indígenas tapuias tapuias. Barra de Santana foi elevada à categoria de município pela Lei Estadual Nº 5.925, também de 1994, desmembrando-o de Boqueirão. Por ser um município tipicamente rural e localizada à 133 km da Capital, sua economia centra-se na criação de caprinos e bovinos, principalmente para produção de leite. Uma característica marcante de seu povo é gosto pelo futebol. Existem no município vários clubes amadores que realizam famosos torneios na região.

07. Boa Vista (Celebrando 18 anos)

Emancipada em 1996, Boa Vista conta com 6.322 habitantes (IBGE 2011), distribuídos em 476 km², localizada na região de Campina Grande. Seu povo é conhecido pela devoção ao padroeiro Bom Jesus dos Martinhos e a localidade também é famosa pelas suas belas praças que levaram nomes de filhos ilustres como Lindolfo Soares de Araújo, Severino Bezerra Cabral e Simão Pereira de Almeida. A cidade também ganhou destaque econômico por ser detentora de uma expressiva área de exploração de betonita, um valioso mineral utilizado na perfuração

08. Cacimbas (Celebrando 20 anos)

Cacimbas, cidade do interior da Paraíba, localizado na microrregião da Serra do Teixeira, com climas salubres, solo fértil e uma população de aproximadamente 8 mil habitantes, segundo dados do IBGE, senso 2010. A sua área geográfica chega a 121km². Cacimbas se tornou independente da vizinha cidade de Desterro também em 1994. Conhecida pela promoção de eventos culturais como os festivais de duplas de violeiros e repentistas.

09. Cajazeirinhas (Celebrando 20 anos)

Também emancipada em 1994, Cajazeirinhas, é mais uma cidade do interior do Estado, conhecida pela sua religiosidade católica, praticada na sua paróquia de Nossa Senhora da Conceição. A cidade, também é bastante procurada por turistas da região, durante a promoção de seus tradicionais eventos culturais como a vaquejada e a festa da padroeira.

10. Casserengue (Celebrando 20 anos)

Casserengue foi um dos 51 municípios paraibanos, onde sua população foi consultada, por meio de plebiscito para ser desmembrado de Solânea e elevado à cidade, por meio do Lei Estadual de Nº 5.922, também do ano de 1994. Situado à 103 km de João Pessoa, o município conta com aproximadamente 7.058 habitantes (IBGE 2010), distribuídos em seus 201 km². Ela está ainda localizada na microrregião do Curimataú do Estado. Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0.513, segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000).

11. Caturité (Celebrando 20 anos)

O município de Caturité está localizado na Região do Cariri Oriental do Estado da Paraíba, à 160 km da Capital. Tem uma população estimada em cerca de 4.500 habitantes, dos quais, 80% habitam a Zona Rural. Seu nome foi originado na lenda do Índio Caturité, um bravo guerreiro da Tribo Bodopitá, que teve sua filha Potira raptada pelos portugueses liderados por Antonio de Oliveira Ledo, que invadiram a região para desenvolver a criação de gado no Século XVII. Sua emancipação política também aconteceu em 1994. A economia local está baseada na produção agrícola, onde são desenvolvidas culturas de subsistência, como milho e feijão e o cultivo de capim para alimentação bovina. A pecuária ocupa lugar de destaque, principalmente com a criação de gado leiteiro. No setor industrial, Caturité conta com duas usinas de beneficiamento de leite, que juntas industrializam 65 mil litros de leite diariamente. Além delas, também há uma indústria de beneficiamento de mandioca e várias queijeiras de produção doméstica.

12. Damião (Celebrando 20 anos)

O município de Damião, antes subordinado a Barra de Santa Rosa, foi criado pela Lei Estadual Nº 5.924, também de 1994. Localizado na Região do Curimataú do Estado da Paraíba, ela conta com uma extensão de 109,760 km² e uma população de 4.900 habitantes (IBGE 2010). A curiosidade sobre o seu nome é que na primeira metade do século XVIII, nos anos de 1860 e 1870, época que alguns retirantes fugindo da seca no sertão paraibano se deslocavam para a região do brejo, porém entre os menos favorecidos também vinham pessoas com poder aquisitivo maior, bem como os Senhores Cosme e Damião que chegaram nesta época trazendo consigo um rebanho de animais. Ambos fizeram plantações, sendo que a de Damião era um pouco mais longe e sempre as pessoas perguntavam “Donde tu vem?” A outra respondia: “-Vem lá de Damião.” Isso virou hábito e consequentemente o nome da cidade.

13. Gado Bravo (Celebrando 20 anos)

O município de Gado Bravo teve seu povoamento iniciado no fim do século XIX e início do século XX, com migrações de origem endógena e exógena, principalmente do estado de Pernambuco. Também em 1994, foi elevado à categoria de município. Localizado na Região Metropolitana de Campina Grande, Estado da Paraíba, sua população em 2011 foi estimada pelo IBGE em 8.365 habitantes, distribuídos em 192 km² de área. A principal festa gado-bravense é a homenagem ao santo padroeiro da cidade “São José”. Além dela, Gado Bravo também uma tradicional vaquejada, realizada no Parque Sem Boi, e também tem alguns times de futebol que disputam o campeonato municipal: Interbravo, Cruzeiro, Fluminense, Brasil, Vasco, São Paulo e Central.

14. Logradouro (Celebrando 20 anos)

Logradouro emancipou-se do município de Caiçara também em 1994, por Decreto Estadual Nº 5.916. Localizado na microrregião de Guarabira, sua população em 2013 foi estimada pelo IBGE, em 4.157 habitantes, distribuídos em 38 km² de área. Como na maioria das cidades que compreendem a região, em meados do século XV, essas terras pertenciam aos índios potiguaras. O passo para o progresso da cidade foi a instalação, em 1935, de uma grande usina de beneficiamento de algodão da multinacional Anderson Clayton & Cia, que ficou conhecida como “A americana”, hoje Tecelagem Santo André, ao comprar o algodão, riqueza daqueles tempos e empregar parte da população, a indústria fez crescer Logradouro. Infelizmente, a riqueza do algodão começou a diminuir no final do século XX, vindo o agave e o empobrecendo da região. A religiosidade sempre esteve presente no município devoto de Nossa Senhora do Desterro.

15. Parari (Celebrando 20 anos)

O município de Parari, localizado na microrregião do Cariri Ocidental, também foi desmembrado em 1994 de São José dos Cordeiros. Com uma área territorial de 128 km², Parari está entre os municípios menos populosos do País. De acordo com o IBGE, de 2010, sua população é estimada em 1.256 habitantes. Está localizado na microrregião do Cariri Ocidental. Área territorial de 128 km² e está à distância de240km da capital João Pessoa. A cidade, conta com apresentações de MotoCross realiza anualmente a Copa Parari de Futebol Society.

16. Pedro Regis (Celebrando 20 anos)

Desmembrado de Jacaraú, Pedro Regis, foi elevado à categoria de município pela Lei Estadual Nº 5886, também de 1994. Localizado na microrregião do Litoral Norte, na Zona da Mata, de acordo com o Censo 2010 do IBGE sua população é de 5.779 habitantes. Área territorial de 73 km² com Densidade Demográfica de 78 hab/km². Localizado a 72 km da Capital, as origens do município, datam do século XIX, quando ainda povoado passou a ser conhecido como Retiro, com a chegada a localidade do Senhor Pedro Régis que iniciou o primeiro povoamento da localidade ainda por volta de 1932. Anos seguintes é erguida em suas terras a primeira igreja cuja homenagem foi feita a Nossa Senhora de Fátima, hoje Igreja

17. Poço Dantas (Celebrando 20 anos)

Mais um município que foi elevado à categoria de município em 1994 foi Poço Dantas, localizado na microrregião de Cajazeiras. De acordo com o IBGE de 2006 sua população era estimada em 4.159 habitantes. Área territorial de 97 km². Também conhecido como “Onde Nasce o Rio do Peixe”, o município está localizado à 540 km2 de João Pessoa.

18. Riachão (Celebrando 20 anos)

Riachão é uma cidade no estado da Paraíba, localizada na microrregião do Curimataú Oriental. De acordo com o IBGE, no ano de 2006 sua população era estimada em 3.052 habitantes. Área territorial de 90km². O município também foi criado em 1994, desmembrar-se de Araruna por força da Lei Estadual Nº 5.888. Seu principal monumento histórico é a Capela de Nossa Senhora da Conceição, construída no ano de 1855, onde tradicionalmente, são rezadas as missas dominicais.

19. Riachão do Bacamarte(Celebrando 20 anos)

Sua história começou na primeira metade do século XIX, mas sua emancipação proporcionou-se também somente em 1994, desmembrando de Ingá, pela Lei Estadual de Nº 5.920. Entre as versões sobre a fundação do município, estão que na região primeiramente habitada por Manoel da Costa Travasso, que obteve permissão para explorar as terras, e ali fixou residência, dedicando-se a criação de gado e à agricultura, ergueu uma capela sob invocação de Nossa Senhora da Conceição e, em torno dessa, se desenvolveu o povoado que passou à categoria de vila.

20. Riacho de Santo Antônio(Celebrando 20 anos)

O nome Riacho de Santo Antônio se originou de um grande corte que o Rio Paraíba faz na serra do Carmoio. Sua história começou na primeira metade do século XIX, contudo, sua emancipação também só aconteceu em 1994. Nos seus anos primórdios, no local existia uma aldeia de índios cariris as quais mais tarde as deslocaram para Pilar. O arraial fundado serviu pouco depois como base de operações para as entradas Fagundes e Campina Grande. A cidade que comemora duas décadas, conta com 1.722 habitantes, e limita-se com o Estado de Pernambuco e com os municípios de Alcantil (12,5km), Barra de Santana (24km), Boqueirão (29km) e Santa Cecília (12km).

21. Riacho de Santa Inês (Celebrando 20 anos)

Localizado na região de Itaporanga, no alto Sertão do Estado, Santa Inês também foi emancipado em 1994, pela Lei Estadual de Nº 5.908, desmembrando-se de Conceição. De acordo com o IBGE de 2009 sua população é estimada em 3.834 habitantes. Área territorial de 324 km². Por volta do século XVIII habitavam em suas terras os índios Coremas e Panatis, descendentes dos Silvícolas e Cariris oriundo do Ceará. Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, é a Santa de devoção do seu povo. Sua área é de 324,422 km². limitando-se a Norte com Conceição, a Leste Santana de Mangueira, a Oeste com Mauriti no Ceará e a Sul com São José do Belmonte já em Pernambuco.

22. São Bentinho (Celebrando 20 anos)

São Francisco de Assis, padroeiro da cidade desde a sua fundação, São Bentinho é mais um município emancipado em 1994, conforme a Lei Estadual de Nº 5.933. O IBGE de 2011 aponta 4.138 habitantes. A economia local tem como base atividades ligadas às áreas como a da agricultura, agropecuária e o comércio, onde se pode destacar a comercialização de peças artesanais, redes, mantos, queijos e outros produtos.

23. Santo André (Celebrando 20 anos)

Típica cidade do interior, composta por singelas praças e ruas arborizadas e um comércio bastante pacato, a cidade Santo André, também foi emancipada em 1994. Localizado na microrregião de Borborema, no Cariri Oriental e limita-se com Gurjão, Taperoá, Parari e Juazeirinho. Distância até a capital é de 235 km. Tem uma área de 225,166 km² e uma população 2 664 habitantes segundo IBGE de 2012. Sua história começou na primeira metade do século XIX, e há exatos 20 anos se desmembrou de São João do Cariri, pela Lei Estadual de Nº 5.906.

24. São Bento (Celebrando 55 anos)

Conhecida como a “Cidade das Redes”, São Bento é um município brasileiro situado no estado da Paraíba, localizado na microrregião de Catolé do Rocha que comemora nesta terça-feira (29), 55 anos de emancipação política. Distante 375 Km da capital João Pessoa, ganhou esse título pó ser uma cidade polo industrial, produzindo mais de 12 milhões de redes por ano, além de contar com uma grande produção de mantas e produtos têxtil comercializados em diversos estados do Brasil bem é exportado para a maioria dos países da América do Sul, África, Europa e Ásia. De acordo com o IBGE de 2012 sua população era estimada em 31.582 habitantes, sendo a 14° cidade mais populosa da Paraíba. Sua Área territorial é de 248 km². Possui o 28º maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da Paraíba; E o seu PIB (Produto Interno Bruto) é de US$ 137 mil. São Bento ainda possui alguns dos maiores eventos da região, um deles é o maior São João fora de época da região Arraiá Balançando a Rede que acontece no mês de Julho e conta com mais de 30.000 pessoas durante 4 noites de festa, também tem o São Bento Fest que também é o maior carnaval fora de época da região, o Espaço Nordeste também ajuda bastante em oficinas de música, shows de rock e exposições culturais que atrai milhares de pessoas.Eventos religiosos também são atrativos como a Festa de São Sebastião, o Louva Cristo organizado pela renovação carismática católica, e também a Marcha Para Jesus organizado por igrejas evangélicas da cidade.

25. São Domingos de Pombal (Celebrando 20 anos)

São Domingos de Pombal é mais um dos municípios que comemoram seus 20 anos de emancipação política nesta terça-feira (29). Sua história começou na primeira metade do século XIX, mas também só veio emancipar-se em 29 abril de 1994, sendo sua instalação no dia 01 de janeiro de 1997.

26. São José de Princesa (Celebrando 20 anos)

São José de Princesa é um município brasileiro do estado da Paraíba. Sua população estimada em 2009 era de 4.756 habitantes. Possui uma área de 158 km². Todo o território do município é composto por 50% de terras secas, cerca de 50 por terras férteis, excelente para o cultivo de alimentos, e criação de gados. A economia da região é composta basicamente da pecuária, com a criação de bovinos e caprinos. Observa-se também plantios pequenos, composto por plantas como o coqueiro anão, o gigante, cultivo de hortaliças, em nível comercial. Existe ainda a produção do queijo, manteiga e vários derivados do leite, tudo produzido artesanalmente.

27. São José do Brejo do Cruz (Celebrando 20 anos)

Sua história também começou na segunda metade do século XIX, aproximadamente em 1862. Porém, a sua emancipação somente proporcionou também em 1994, pela Lei Estadual Nº 5. 912. Anteriormente, São José do Brejo do Cruz era subordinado ao município de Brejo do Cruz.

28. São José dos Ramos (Celebrando 20 anos)

O Município de São José dos Ramos está situado na Mesorregião da Mata Paraibana. Foi criado pela Lei Estadual nº 5.897, de 29 de abril de 1994, sendo desmembrado do município de Pilar. A sua emancipação político-administrativa só ocorreu oficialmente no dia 01 de janeiro de 1997, como a posse do primeiro prefeito e de seus nove vereadores. Segundo o IBGE de 2006 sua população era estimada em 5.006 habitantes. Área territorial de 98 km². Limita-se com os municípios de Mogeiro (13km), Itabaiana (10km), Pilar (12km), Sobrado (17,5km), Caldas Brandão (18km) e Gurinhém (17km). Ele está à 91 km da Capital.

29. Sertãozinho (Celebrando 20 anos)

Sertãozinho é uma cidade pequena, contando com apenas 4.395 habitantes, e sendo emancipada também em 1994, quando deixou de ser distrito de Duas Estradas. A localização geográfica do município encontra-se na mesorregião do Agreste paraibano e na microrregião de Guarabira. As práticas culturais foram se perdendo com o passar dos anos. A festa mais tradicional do município é a festa de reis que atrai pessoas de diversas localidades da região é uma grande fonte de renda para o município. A religião predominante é a Católica que tem suas peculiaridades assim como as igrejas evangélicas. No inicio de sua formação a economia que era essencialmente agrícola tendo como principal fonte de renda o agave meio de grande riqueza para os fazendeiros da época. Hoje em dia já se observa um pequeno desenvolvimento comercial local.

30. Sobrado (Celebrando 20 anos)

Sobrado é mais dos vários municípios que teve sua Emancipação Política em 29 de abril de 1994. Entre as atrações culturais tradicionais esperadas para o festejo de seus 20 anos estará a tradicional Alvorada Musical, seguido dos hasteamentos das bandeiras do Brasil, Paraíba e Sossego, desfile de veículos pesados e outras atividades esportivas durante o dia, como corrida do saco, do ovo na colher, além de campeonatos e maratonas de atletismo, atividades sociais, festival de bandas.

31. Sobrado (Celebrando 20 anos)

Elevado à categoria de município com a denominação de Sobrado, pela Lei Estadual de Nº 5.927, de 29-04-1994, e posteriormente alterada pela Lei Estadual de Nº 6.420, de 27-12-1996, foi assim que finalmente Sobrado se desmembrou de Sapé e hoje celebra seus 20 anos. A população local era de 2.598 de habitantes, de acordo com o IBGE (2000). Sua Área é de 154,80 km² representando 0.2743% do Estado. Seu IDH é de 0.551 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000).

32. Tenório (Celebrando 20 anos)

Fundado em 14 de agosto de 1952, Tenório passou 42 anos como distrito pertencente ao município de Juazeirinho e só conseguiu sua Emancipação Política em abril de 1994. Tradicionalmente o povo da cidade que hoje celebra seus 20 anos, com Rodas de Capoeira, Caminhada da Educação Física, e a abertura de torneio de  futsal e da Feira  da Cultural, além de participar da celebração de missa em ação de graças, na Igreja Matriz.

33. Vieirópolis (Celebrando 20 anos)

Mais uma cidade que comemora hoje seus 20 anos de emancipação política é Vieirópolis, localizada no Sertão do Estado. A localidade, é a mais recente descoberta na rota do ecoturismo na Paraíba e é dona de um cenário perfeito para a prática da atividade com trilhas, serras, rochas e pinturas rupestres.Vieirópolis ainda não dispõe de hotel e restaurante, mas o turista pode dispor da estrutura da Fazenda Estrela, confortável, espaçosa e com uma culinária das mais saborosas do Sertão. Outra alternativa é se estabelecer em Sousa, que fica a 30 km, e possui bons meios de hospedagem e alimentação. O principal atrativo em Vieirópolis é a Serra das Araras, formação rochosa com 730m ao nível do mar, ideal para o ecoturismo e a prática de esportes de aventura como a escalada, o rappel e o mountain bike. Vieirópolis ainda dispõe de sítios arqueológicos, escondidos na sua caatinga.

34. Zabebê (Celebrando 20 anos)

O último município que também celebra seus 20 anos de emancipação política nesta terça-feira (29) é Zabelê, que está localizado na microrregião do Cariri Ocidental. De acordo com o IBGE no ano 2010 sua população foi estimada em 2.075 habitantes. A área territorial é de 109 km². Zabelê limita-se com Monteiro, São Sebastião do Umbuzeiro e estado de Pernambuco e está localizado à 270 km da Capital. O nome da cidade foi determinado Zabelê, devido ao fato de haver em suas terras muitas árvores de juazeiros, e no mês de maio seus frutos desprendiam-se das árvores e já no chão serviam de alimento para aves típicas da região, denominadas zabelê, atualmente em extinção.