logo paraiba total
logo paraiba total

Doze municípios da Paraíba comemoram emancipação política nesta segunda-feira (05)

5 de maio de 2014

Doze municípios, localizados nas mais
variadas regiões do Estado da Paraíba, celebram nesta segunda-feira (05), seus
respectivos aniversários de emancipação política. Os aniversariantes do dia
são: Aparecida, Capim, Caraúbas, Coxixola, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima,
Marcação, Mato Grosso, Pedras de Fogo, Riachão do Poço, São Domingos do Cariri
e São João do Cariri.

A grande maioria deles foi emancipada
por leis estaduais que entraram em vigor no mesmo ano, e por isso, também coincidentemente
celebra nesta data 20 anos de criação institucional. Apenas dois deles festejam
maior idade. Pedras de Fogo que completa 60 anos e São João do Cariri que atinge
seus 211 anos.

Conheça um pouco das potencialidades
econômicas, culturais e sociais de cada um dos aniversariantes do dia,
distribuídos abaixo em ordem alfabética:

01. Aparecida (Celebrando 20 anos)

Localizado na microrregião de Sousa, distante a 420 Km da Capital  e com uma área territorial de 229 km², Aparecida, possui uma população estimada em 7.676 habitantes de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010. O município foi criado pela Lei Estadual de Nº 5.896 de 29 de abril de 1994. Sua base econômica é agricultura, com a produção de coco, banana, goiaba, manga, além de algodão, feijão e milho. Ainda se destaca na pecuária, com o rebanho bovino e caprino.

02. Capim (Celebrando 20 anos)

Com origens que remontam ao aldeamento de índios potiguares, Capim fica situado na Microrregião do Litoral Norte. De acordo com o IBGE de 2010 sua população estima-se em 5.601 habitantes e sua área territorial é de 78 km². Sua emancipação proporcionou – se em 1994, sendo sua instalação no dia 01 de janeiro de 1997, onde deixou de ser subordinado a Mamanguape.Limita-se ao Norte com Itapororoca, ao Leste com Mamanguape e Rio Tinto, ao Sul com Santa Rita e Sapé e a Oeste com Cuité de Mamanguape. Capim está à apenas 41 Km de João Pessoa.

03. Caraúbas (Celebrando 20 anos)

Até meados doséculo XVII,Carnaúbas, que nasceu às margens do Rio Paraíba, onde existiam várias árvores conhecidas como Caraibeiras, da qual originou seu nome, também era ocupado pelos índios cariris. O município surgiu de uma fazenda de colonos portugueses do século XVIII, às margens do rio Paraíba do Norte. Graças às condições favoráveis, a região inseriu-se no ciclo do açúcar, apresentando características de vila já em 1780. A partir do século XX, a pecuária, o beneficiamento do algodão e posteriormente do caroá trouxeram novos recursos à vila. Sua emancipação também ocorreu em 1994, sendo sua instalação no dia 1 de janeiro de 1997. Localizado a 258 Km da Capital, Carnaúbas, fica na microrregião do Cariri Oriental e segundo o IBGE de 2010 tem uma população estimada em 3.899 habitantes e uma área territorial de 446 km².

04. Coxixola (Celebrando 20 anos)

Coxixola é um município localizado na Microrregião do Cariri Ocidental, da Paraíba. Sua população em 2012 foi estimada pelo IBGE em 1.802 habitantes, distribuídos em 119 km² de área territorial. O nome Coxixola, derivou-se da palavra Cochicholo, que significa, fazer uma casa pequena de tijolos em Tupi-Guarani. A cidade foi inicialmente um distrito de São João do Cariri e depois de Serra Branca, nos anos 1960. Foi emancipada para cidade também em 1994. A cidade fica a 247 Km da Capital, e limita-se a Norte e Oeste com Serra Branca, Leste com São João do Cariri e ao Sul com Conco.

05. Cuité de Mamanguape (Celebrando 20 anos)

Situado na microrregião do Litoral Norte, Cuité de Mamanguape, também foi emancipado em 1994. O município, que fica à 48 km de João Pessoa, faz parte da região de Barra de Santa, tem uma área de 109 km² e cerca de 6.388 habitantes (IBGE 2010). As atividades econômicas predominantes locais são o cultivo feijão e milho.

06. Curral de Cima (Celebrando 20 anos)

Com uma população estimada pelo IBGE de 2010, de 5.662 habitantes,  distribuídos em sua área de 85 km², Curral de Cima, também foi emancipado em 1994. Por ser um município tipicamente rural e localizada à 63 km da Capital, sua economia centra-se na produção agrícola e na pecuária. Suas principais lavouras são de abacaxi, banana, laranja e pimenta-do-reino. E seus rebanhos são concentrados bovinos, suínos, equinos e aves.

07. Marcação (Celebrando 20 anos)

Marcação foi elevada à categoria de município pela Lei Estadual de Nº 5.913, de 1994, desmembrado de Rio Tinto. Localizado na Microrregião do Litoral Norte, de acordo com o IBGE de 2010 sua população estima-se em 7. 611 habitantes, onde 77,5% dela são indígenas Potiguara.O município possui uma área de 123 km² e está localizado a 66 km de João Pessoa. A localidade destaca-se ainda por apresentar quatro tipos de vegetação nativa: pioneira, campos e matas de restingas, manguezais e mata úmida. O município conta com 5 km de litoral, o qual é protegido por uma extensa linha de arrecifes de corais. A praia de Coqueirinho, localizada ao sul da cidade, é um dos balneários mais conhecidos do litoral norte paraibano e visitada por turistas de várias partes do país.

08. Mato Grosso (Celebrando 20 anos)

O município de Mato Grosso, recebeu esse nome, devido a uma extensa mata fechada, constituída de árvores grandes, destacando a oiticica, que cobria o local onde foram construídas as primeiras casas, onde hoje é o centro da cidade. Ele também foi emancipado em 1994. Localizado na Microrregião de Catolé do Rocha, conta com uma extensão de 84 km² e uma população de 2.702 habitantes (IBGE 2010). A cidade, que está à 415 km da capital, ainda imita-se a Oeste com Jericó, à Leste com Paulista, ao Note com Riacho do s Cavalos e ao Sua com Lagoa.

09. Pedras de Fogo (Celebrando 60 anos)

Pedras de Fogo foi primordialmente habitada por indígenas das nações Tabajara e Potiguara. Sua elevação à categoria de ocorreu no dia 05 de maio de 1954, pela Lei Estadual Nº 895, desmembrado do município de Cruz do Espírito Santo. Localizado na microrregião do Litoral Sul, de acordo com o IBGE de 2009, sua população é estimada em 27.116 habitantes. Distante 42 Km de João Pessoa, e com uma área de 401 km² de extensão, limita-se ao Norte com Cruz do Espírito Santo, à Leste com Santa Rita, Allhandra e Caaporã, ao Sul com Itambé e a Oeste com Juripiranga e São Miguel de Itaipu.

10. Riacho do Poço (Celebrando 20 anos)

Situada geograficamente na Região do Litoral, Mesorregião da Mata Paraibana e compondo a Microrregião de Sapé, Riacho do Poço emancipou também em 1994. O Município, que possui uma área de 39 km², tem uma economia eminentemente agropastoril e comércio é muito simples se compondo na sua grande maioria de estabelecimentos comerciais que se voltam para o atendimento das necessidades mais urgentes dos seus habitantes. A população total do município é de 4.239 habitantes (2.109 homens e 2.130 mulheres), residindo 1.008 habitantes na cidade e 3.231 na zona rural. Limitando-se com os municípios de Mari (Norte), Pilar (Sul), Sobrado e São Miguel de Taipú (Leste) e Caldas Brandão (Oeste) e fica a 44 Km de João Pessoa.

11. São Domingos do Cariri (Celebrando 20 anos)

São Domingos do Carriri foi mais um dos  municípios paraibanos que foi elevado à cidade em 1994. Situado à 182 km de João Pessoa, o município conta com aproximadamente 2.420 habitantes (IBGE 2010), distribuídos em seus 222 km². Ela está ainda localizada na microrregião do Cariri Oriental do Estado. A pacata cidade, tem como marca de suas festividades a apresentação de bandas filarmônicas e a tradicional missa na Igreja Católica Matriz.

12. São João do Cariri (Celebrando 211 anos)

Conhecida como a “Mãe do Cariri”, São João do Cariri é um antigo município da Paraíba, localizado na Região do Semiárido. Cidade da Mesorregião da Borborema,microrregião do Cariri Oriental, fundada em 1669 como povoação e estabelecida como Vila Real do então reino de Portugal em 1800, está a 458 m de altitude, 216,0 Km distante de João Pessoa, e em 2007 o IBGE estimou sua população em 4.438 habitantes. Sua área territorial é de 702 Km².Possui um potencial turístico bastante significativo. Na parte antiga da cidade, conserva-se antigos casario colonial, com vistosos sobrados e casarões que remotam ao Brasil colônia e império, um sobrado árabe, com arquitetura mourisca e inscrições árabes no frontão, um dos poucos do Nordeste. Na sua zona rural encontram-se intrigantes inscrições rupestres de épocas pré-colombianas. A famosa Muralha do Meio do Mundo, muro natural de pedras que corta a Paraíba e adentra no Rio Grande do Norte, passa por São João do Cariri, no sítio Picoitos. Essa antiga cidade ainda tem a sua grande festa de padroeira: a festa de Nossa Senhora dos Milagres. Em São João do Cariri é muito forte a tradição oral. Nas histórias contadas, figuram lendas e mitos locais.