logo paraiba total
logo paraiba total

Quixaba completa meio século de emancipação política nesta terça-feira (06)

6 de maio de 2014

O município de Quixaba, integrante da Região Metropolitana de Patos, no baixo Sertão do Pinharas do Estado, festeja nesta terça-feira (06), seus 50 anos de emancipação política. Localizado a 252 km de João Pessoa,a localidade que possui 1.834 habitantes, de acordo com o IBGE de 2013, foi elevada a categoria de cidade pela Lei Estadual de Nº 3.170 de 1964, desmembrando-se de Cacimba de Areia.

O nome da cidade originou-se de uma planta chamada Quixabeira, que existia em grande quantidade na região, em meados do século passado. Os primeiros habitantes do município foram os membros das famílias Ferro, Candeia e Pereira.

Com uma extensão territorial de 116,9 km², a economia da cidade depende basicamente da movimentação das verbas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e outras arrecadações como Imposto de Circulação e Mercadorias e sobre prestações de Serviços (ICMS). Contudo, ainda se apoia na agricultura com o cultivo de culturas de subsistência como o milho e o feijão, na pecuária com a criação de rebanhos bovinos, caprinos, ovinos e suínos, e no pequeno comércio, que é constituído apenas de algumas mercadorias, na maior parte do ramo alimentício. 

Com São Francisco como padroeiro, a religião predominante no município é a Católica. As missas são realizadas todos os domingos na Igreja de São Francisco, que tem seu dia comemorado em 04 de outubro, onde são tradicionalmente realizadas quermesses e montado pavilhão para o dia festivo.