logo paraiba total
logo paraiba total

3ª Edição das Jornadas de Inclusão Produtiva acontece nesta sexta-feira (09) em Aguiar

8 de maio de 2014

Agricultores familiares de 20 municípios pertencentes à região administrativa da Emater em Itaporanga participam, nesta sexta-feira (09), em Aguiar, da 3ª Edição das Jornadas de Inclusão Produtiva. O evento, uma realização do Governo do Estado, por meio da Emater Paraíba, começa às 08h, na Praça Miguel Izidro, vizinho a Casa de Cultura, no centro da cidade. A perspectiva de público é de cerca de 500 pessoas entre agricultores e gestores do setor agrícola.

Oos serviços oferecidos durante a Jornada, durante o dia serão proferidas palestras sobre Cadastro Ambiental Rural, Gestão Municipal de Resíduos Sólidos, Programa do Leite, Pronaf Mulher e Programa Tarifa Verde.

Técnicos da Emepa, Emater, Interpa e Empasa farão demonstração da fabricação de blocos multinutricionais destinados à alimentação do gado.

Na oportunidade serão distribuídos 3.100 quilos de sementes selecionadas do Programa do Governo do Estado, sendo 1.800kg de milho, 1.000kg de feijão macassar e 300kg de sorgo, beneficiando cerca de 400 agricultores familiares. Também serão distribuídos alevinos das espécies tilapia e carpa para 20 agricultores. Os alevinos foram produzidos pela Estação de Piscicultura de Itaporanga.

A Cooperativa dos Apicultores de Itaporanga e Região (Capir) estará presente no evento comercializando seus produtos. Projeto elaborado pela Emater no valor R$ 108 mil a fundo perdido do Banco do Brasil, garantiu a 40 apicultores associados à entidade a aquisição de um veículo para transporte das mercadorias. Além de própolis, a cooperativa produz cerca de 15 toneladas de mel ao ano.

Participam do evento órgãos parceiros, como a prefeitura municipal de Aguiar, com todas as suas secretarias, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Defesa Sanitária, Defesa Agropecuária, Sebrae, além de associações comunitárias rurais e Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rurais Sustentável (CMDRS).

Os municípios que compõem a região administrativa de Itaporanga são Aguiar, Boa Ventura, Catingueira, Conceição, Curral Velho, Diamante, Emas, Ibiara, Igaracy, Nova Olinda, Olho D’água, Pedra Branca, Piancó, Santa Inês, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes, São José de Caiana, Serra Grande e Itaporanga.

Já aconteceram Jornadas de Inclusão Produtivas regionais em Campina Grande, Areial e Monteiro. Depois desta de Itaporanga estão previstas jornadas em Desterro, Guarabira, Salgado de São Felix, Junco do Seridó, Picui, Jericó, São João do Rio do Peixe, Pombal, Aparecida, Bananeiras e João Pessoa.