logo paraiba total
logo paraiba total

Coinju promove cursos voltados à formação de conselheiros tutelares

13 de maio de 2014

O Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinju), fortalece a formação continuada dos conselheiros tutelares do Estado participando do Comitê Gestor da Escola de Conselhos. A Escola vem promovendo cursos, como forma de capacitar os conselheiros tutetelares. Nesta terça-feira (13), uma nova turma vai ter acesso ao curso, dessa vez em Alagoa Grande, abrangendo 24 municípios da Região Geo Administrativa.

A Escola de Conselhos tem o papel de auxiliar o Sistema de Garantias de Direitos com a formação continuada dos conselheiros tutelares, assegurando um amplo campo de discussão, articulação e conhecimentos contínuos e estratégicos para os membros dos Conselhos de Direitos e Conselhos Tutelares.

Foi estabelecida a meta de realização de 30 cursos de formação, totalizando 1.477 Conselheiros dos Direitos e Conselheiros Tutelares capacitados. A carga horária total é de 68 horas/aula e para cada turma são disponibilizadas quatro vagas de Conselheiros de Direitos e três vagas para Conselheiros Tutelares por município.

O objetivo da Escola é garantir a qualificação adequada para que os conselheiros realizem o controle social e a implementação de políticas públicas para crianças e adolescentes nos municípios paraibanos.

O projeto é desenvolvido sob a gestão da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, e o Comitê Gestor, o qual a Coinju integra, acompanha as ações desenvolvidas.

Dúvidas são esclarecidas pelos telefones (83) 3214-3085 ou pelo e-mail: escoladeconselhospb@gmail.com.

Os 24 municípios que estão na etapa de Alagoa Grande são: Alcantil, Algodão de Jandaíra, Arara, Areia, Baia da Traição, Baraúna, Barra de Santa Rosa, Barra de São Miguel, Caldas Brandão, Casserengue, Cubati, Cuité, Frei Martinho, Matinhas, Nova Floresta, Ouro Velho, Picuí, Pilões, Pocinhos, Riacho de Santo Antônio, Seridó, Serra Redonda, Solânea, e Sossego.