logo paraiba total
logo paraiba total

Estado realiza Jornadas de Inclusão Produtiva no Sertão e Seridó

28 de maio de 2014

As Jornadas de Inclusão Produtiva promovidas pelo Governo do Estado, por meio da Emater Paraíba, chegam às regiões do Sertão e do Seridó, nestas quinta-feira (29) e sexta-feira (30). Os eventos irão reunir agricultores de 27 municípios integrantes das duas regiões administrativas da Emater no Estado.

A primeira Jornada, que atinge 14 municípios da região administrativa de Picuí, no Seridó Oriental, começa às 8h, da quinta-feira, no Parque Agroecológico Fausto Germano, localizado na saída da cidade, em direção a Carnaúba dos Dantas. A perspectiva de público, segundo o coordenador regional, Antônio Fernando dos Santos é de aproximadamente 700 pessoas.

Durante todo o dia, os extensionistas, além de esclarecer dúvidas dos agricultores, irão informá-los quanto ao acesso a programas e políticas públicas inerentes à agricultura, pecuária, educação, saúde e previdência social. Os municípios contemplados com os benefícios são: Baraúna, Barra de Santa Rosa, Cubati, Cuité, Frei Martinho, Juazeirinho, Nova Floresta, Nova Palmeira, Pedra Lavrada, Picuí, São Vicente do Seridó, Soledade, Sossego e Tenório.

Uma demonstração sobre ordenha higiênica em cabras leiteiras, com a utilização correta do kit de ordenha recomendado pela Embrapa Caprinos, será coordenada pelo assessor estadual de caprinovinocultura da Emater, Everaldo Cadena. A programação ainda inclui demonstrações práticas da fabricação de blocos multinutricionais para suplementação de alimentação dos rebanhos, e de construções de barragens subterrâneas para armazenamento de água e utilização em períodos de seca, além de feira da agricultura familiar, exposições de avicultura alternativa e de artesanato.

São João do Rio do Peixe – A Jornada de Inclusão Produtiva da região administrativa da Emater de Cajazeiras acontece na sexta-feira (30), no Colégio Estadual, localizado na Rua Jacob Frantz, a partir das 8h, em São João do Rio do Peixe, no Alto Sertão do Estado. É para lá que centenas de agricultores dos municípios devem se dirigir em busca de informações e apoio para os diversos projetos e programas voltados para o meio rural disponibilizados pelos governos Federal, Estadual e Municipal, a exemplo do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), financiamentos de atividades produtivas, de crédito rural e de aquisição de imóveis rurais.

Os municípios beneficiários da jornada são Bom Jesus, Bernardino Batista, Bonito de Santa Fé, Cachoeira dos Índios, Carrapateira, Cajazeiras, Monte Horebe, Poço de José de Moura, Santa Helena, São João do Rio do Peixe, São José de Piranhas e Triunfo.

Antes da abertura oficial dos dois eventos, haverá o credenciamento dos agricultores familiares, visitas aos estandes de artesanato, de piscicultura, de blocos multinutricionais, feira da agricultura familiar, emissão de declaração de Aptidão ao Pronaf (Dap), elaboração de propostas do Programa Tarifa Verde, renegociação de dívidas rurais, entre outras ações, conduzidas pelos técnicos da Emater e das demais vinculadas da Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), Emepa, Interpa e Empasa.

Resultados – A poucos dias do encerramento das Jornadas, previsto para o dia 11 de junho, em João Pessoa, o Governo do Estado já contemplou dezenas de municípios com ações destinadas ao homem do campo. De 11 de abril até agora, já aconteceram mais de 180 eventos, sendo seis em caráter regional e os demais em nível local. No ano passado, em todo o Estado, foram realizadas 280 jornadas com participação de 53.095 pessoas e atendimento direto a 25.352 mil famílias agricultoras com 3.724 propostas de créditos elaboradas e recursos da ordem de R$ 21,5 milhões.