logo paraiba total
logo paraiba total

Lançamento da versão digital da Revista Xique Xique, produzida por alunos da UEPB, será nesta quinta-feira (29)

28 de maio de 2014

Promover a cultura de moda por meio de um jornalismo cultural engajado. Esse é o objetivo da Revista Xique Xique, publicação vinculada ao curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que terá sua versão digital lançada nesta quinta-feira (29). O lançamento será às 19h, no auditório da Central de Integração Acadêmica da instituição, no bairro de Bodocongó, em Campina Grande.

A publicação está vinculada à disciplina Comunicação e Moda, implantada no fluxograma do curso no semestre passado, e traz a chita, patrimônio imaterial do Brasil, como tema da primeira edição. “Nossa ideia é fazer cada edição com um tema único, para possibilitar o aprofundamento no assunto e evitar o jornalismo superficial. Queremos fazer um movimento contrário ao do mercado tradicional, em textos e imagens que busquem reflexão”, explica a professora Agda Aquino, idealizadora do projeto.

A Xique Xique tem esse nome em alusão à cultura nordestina e faz um trocadilho com o universo da moda. “Compreender a moda enquanto elemento de cultura do povo nordestino brasileiro e abordá-la de uma forma que foge do superficial e traz à tona os símbolos desse povo é uma das missões mais importantes da revista”, ressalta Agda, que enxerga na revista uma oportunidade de treinar os alunos para um mercado do futuro.

A primeira edição teve o envolvimento de 27 discentes do curso, que se subdividiram em basicamente três equipes: fotografia, produção de moda e texto. “Produzir a revista é legal não apenas por passarmos pela execução de um produto midiático completo, desde a reunião de pauta até a finalização, mas também por possibilitar uma boa visibilidade no mercado profissional”, comenta o aluno Ivan Andrey. Para o aluno Kaio Lenno Araújo a Xique Xique é uma forma de unir as duas áreas em que ele sonha atuar: jornalismo e moda. “A revista tem como diferencial a forma como ela trata a moda, de maneira aprofundada e sem os vínculos comerciais das tendências, o que nos deixa mais livres para abordar a cultura”, explica.

Refletir sobre o universo da moda de forma profunda, aliando a teoria à prática, é também um diferencial para o profissional de mercado. O grande diferencial da revista, embora seja segmentada e traga conteúdos diversos, é justamente tratar de temas pouco comuns e/ou divulgados pela mídia tradicional.  

A versão impressa da Xique Xique será publicada pela editora na UEPB nos próximos meses. O número seguinte já está em produção e tem a renda como tema, também patrimônio imaterial do povo brasileiro. 

A edição online da primeira revista será lançada juntamente com o Projeto Repórter Junino, que há mais de dez anos promove o treinamento e o exercício do jornalismo multimidiático com os alunos do curso, durante os 30 dias de festejos juninos de Campina Grande e região. Na ocasião haverá ainda uma homenagem à professora Águeda Cabral, fundadora do Repórter Junino; bem como o lançamento do programa Gente Nossa. Além disso, o evento terá também declamações de cordel, o lançamento da música-trilha oficial do Repórter Junino e programação festiva com forró pé de serra do Forró Bonito, Sanfoneiros Silvuquiando e repentistas.

A Xique Xique está disponível para visualização e download no site www.issuu.com/revistaxiquexique.. Você também pode acompanhar a página da revista no Facebook com material exclusivo no link: https://www.facebook.com/Revistaxiquexique

Serviço: Lançamento do projeto Repórter Junino, do projeto Gente Nossa, da Revista Xique Xique e do vídeo-documentário sobre a professora Águeda Cabral. Apresentação cultural do grupo de 10 sanfoneiros Sivuquiando da UEPB, além do Sanfoneiro João Batista e Forró Bonito.

Local: Central de Integração Acadêmica da UEPB, Bodocongó, Campina Grande.

Dia/Horário: 29/05/14 – 19h

Entrada: Gratuita