logo paraiba total
logo paraiba total

Monteiro comemora seus 142 anos de emancipação política neste sábado (28)

28 de junho de 2014

Conhecida como “A Cidade do Forró”, Monteiro, que é berço de artistas e bandas do gênero musical de reconhecimento nacional, como o cantor Flávio José e a banda Magníficos, comemora neste sábado (28), em pleno clima junino, seus 142 anos de emancipação política. Localizado na Microrregião do Cariri Ocidental, à 319 quilômetros de João Pessoa, Monteiro, com uma área de  1.009,90 km², é o maior município do Estado em extensão territorial.

Tornou-se município por meio da Lei Nº 457, de 28 de junho de 1872, com território desmembrado de São João do Cariri. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2012 sua população era estimada em 31.330 habitantes. Limita-se ao Norte com o município de Prata (PB); Oeste, com Sertânia, Iguaraci e Tuparetama (PE); ao Sul, com São Sebastião do Umbuzeiro e Zabelê (PB); e, ao Leste, com Camalaú e Sumé (PB).

Na economia, Monteiro destaca-se pela caprinocultura e ovinocultura, cujo grau de desenvolvimento e qualidade genética do seu rebanho está entre um dos mais altos do Nordeste.

No turismo cultural, a localidade também denominada “Terra de Esperanças”, ainda ganhou força com a literatura de cordel, que também se fez berço de escritores e poetas que encantam os turistas com suas prosas e versos, bem como de outros artistas populares locais e titulados cidadãos monteirenses, com os acordes de sanfona e da viola e da sonoridade rústica do pífano, como Pinto do Monteiro e Zabé da Loca.